Objeto de aprendizagem para o ensino de química : alotropia e a história da áfrica
Pinheiro Soares, J. (Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Química)
Ênio da, S. (Universidade Federal de Uberlândia)
Rejane Maria, S. (Universidade Federal de Uberlândia)
Fecha: |
2009 |
Resumen: |
Este trabalho tem como propósito descrever e analisar o processo de elaboração do objeto de aprendizagem "Alotropia e África", proposto por alunos do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, para ensinar conceitos ligados a Química articulados a conhecimentos de matriz africana e da cultura afro-brasileira. O material foi projetado no intuito de contribuir para por em prática a Lei 10. 639/2003, que trata da obrigatoriedade de inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no ensino fundamental e médio. Além disso, quer possibilitar, nos licenciandos envolvidos no projeto, olhares para a África que possibilitem romper com o silêncio, desconhecimento e representações eurocêntricas. |
Derechos: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial i la comunicació pública de l'obra, sempre que no sigui amb finalitats comercials, i sempre que es reconegui l'autoria de l'obra original. No es permet la creació d'obres derivades. |
Lengua: |
Castellà |
Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2009) , p. 83-87, ISSN 2174-6486 |
Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/293422
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2015-01-22, última modificación el 2021-12-11