«Ah, tá! agora eu entendi» : a conformação dos saberes químicos pelas práticas pedagógicas em funcionamento no ensino médio
Rivelini-Silva, Angélica Cristina (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil). Departamento de Química)
Oliveira, Moisés Alves (Universidade Estadual de Londrina (Brasil). Departamento de Química)
Data: |
2013 |
Resum: |
Neste trabalho, procuramos entender como são legitimados certos enunciados científicos nas práticas pedagógicas de aulas de química em funcionamento na escola. Apoiados nos conceito foucaultiano, buscamos problematizar os processos de naturalização de certos enunciados químicos ao deslocarmos o olhar para um conjunto de dispositivos que regulam a forma como os sujeitos produzem conhecimento. Vivenciamos espaços e atividades escolares, a fim de constituirmos parte da rede discursiva que ordenam, controlam e sistematizam teorias e procedimentos ao estabelecer significação aos enunciados químicos. |
Drets: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. |
Llengua: |
Portuguès |
Document: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Matèria: |
Ensino de química ;
Análise do discurso ;
Enunciado ;
Dispositivo |
Publicat a: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3034-3038 (Innovacions didàctiques) , ISSN 2174-6486 |
Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/308189
El registre apareix a les col·leccions:
Articles >
Articles publicats >
Enseñanza de las cienciasArticles >
Articles de recerca
Registre creat el 2017-06-06, darrera modificació el 2021-12-11