«Ah, tá! agora eu entendi» : a conformação dos saberes químicos pelas práticas pedagógicas em funcionamento no ensino médio
Rivelini-Silva, Angélica Cristina (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil). Departamento de Química)
Oliveira, Moisés Alves (Universidade Estadual de Londrina (Brasil). Departamento de Química)

Data: 2013
Resum: Neste trabalho, procuramos entender como são legitimados certos enunciados científicos nas práticas pedagógicas de aulas de química em funcionamento na escola. Apoiados nos conceito foucaultiano, buscamos problematizar os processos de naturalização de certos enunciados químicos ao deslocarmos o olhar para um conjunto de dispositivos que regulam a forma como os sujeitos produzem conhecimento. Vivenciamos espaços e atividades escolares, a fim de constituirmos parte da rede discursiva que ordenam, controlam e sistematizam teorias e procedimentos ao estabelecer significação aos enunciados químicos.
Drets: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Llengua: Portuguès
Document: Article ; recerca ; Versió publicada
Matèria: Ensino de química ; Análise do discurso ; Enunciado ; Dispositivo
Publicat a: Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3034-3038 (Innovacions didàctiques) , ISSN 2174-6486

Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/308189


5 p, 75.9 KB

El registre apareix a les col·leccions:
Articles > Articles publicats > Enseñanza de las ciencias
Articles > Articles de recerca

 Registre creat el 2017-06-06, darrera modificació el 2021-12-11



   Favorit i Compartir