A linguagem e o discurso de textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos
Ribeiro de Souza, Pedro Henrique (Colégio Pedro II)
Borges Rocha, Marcelo (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca)

Data: 2017
Resum: A utilização de textos de Divulgação Científica (DC) no Ensino de Ciências consiste em prática estimulada por diversos autores para contextualizar o conteúdo escolar. Este trabalho analisou linguagem e discurso de 60 textos de DC sobre Biologia Animal, presentes em sete coleções didáticas de Biologia para o Ensino Médio. Constatou-se preferência por textos mais didáticos ou com equilíbrio dos traços de dida-ticidade, cientificidade ou laicidade. Conclui-se que é importante investigar a articulação entre DC e Ensino de Biologia, promovida pelos livros didáticos, cabendo aos professores lerem e selecionarem textos que melhor se adequem às suas aulas.
Drets: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Llengua: Portuguès
Document: Article ; recerca ; Versió publicada
Matèria: Divulgação científica ; Livro didático ; Ensino de biologia
Publicat a: Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 4659-4664, ISSN 2174-6486



6 p, 119.0 KB

El registre apareix a les col·leccions:
Articles > Articles publicats > Enseñanza de las ciencias
Articles > Articles de recerca

 Registre creat el 2018-01-09, darrera modificació el 2021-08-08



   Favorit i Compartir