Gênero, renda e origen escolar : variáveis que influenciam no desempenho de itens de biologia no exame nacional do Ensino Médio
Ricci de Brito, Bruna (Universidade Estadual de Campinas (Brasil))

Data: 2017
Resum: O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de estudante concluintes da educação básica, oriundos de escolas públicas e privadas, nos itens de Biologia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aplicados nas edições de 2011 e 2012. Para tanto, utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin e um modelo de análise estatística. O intuito destas análises consiste em aferir a influência das variáveis gênero, origem escolar e renda familiar no desempenho dos participantes analisados. Os resultados indicam que as variáveis que impactam fortemente o desempenho dos estudantes estão relacionadas à renda familiar e à origem escolar. Não foram verificadas diferenças significativas entre o desempenho masculino e feminino nos itens analisados.
Drets: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Llengua: Portuguès
Document: Article ; recerca ; Versió publicada
Matèria: ENEM ; Avaliação em larga escala ; Ensino de biologia
Publicat a: Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 4151-4156, ISSN 2174-6486



6 p, 122.5 KB

El registre apareix a les col·leccions:
Articles > Articles publicats > Enseñanza de las ciencias
Articles > Articles de recerca

 Registre creat el 2018-01-11, darrera modificació el 2023-06-10



   Favorit i Compartir