A dominação pela etiqueta : dimensões ideológicas de um guia gastronômico para torcedores corintianos
Peres-Neto, Luiz (Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).)
Lopes, Felipe Tavares Paes (Universidade Estadual de Campinas (Brasil))

Data: 2013
Descripció: 16 pàg.
Resum: A presença do Sport Club Corinthians Paulista no Japão, para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, atraiu boa parte da atenção da mídia brasileira em 2012. As diversas matérias publicadas - não só esportivas - constituem um valioso objeto para a análise de temas como construção de estereótipos, formação de preconceitos e estabelecimento de ideologias. Partindo deste contexto, analisamos matérias do caderno Comida, do jornal Folha de S. Paulo, que ofereceram uma espécie de guia para auxiliar os corintianos no Japão. Apoiamo-nos, principalmente, nos Estudos Críticos do Discurso, na obra de John B. Thompson e na de Pierre Bourdieu. Entre outras coisas, concluímos que as matérias analisadas são ideológicas na medida em que mantém o leitor em uma posição de dominação cultural e na medida em que reforça a dominação de classe.
Resum: La presencia del Sport Club Corinthians Paulista en Japón para la disputa del Mundialito de Clubes de la FIFA atrajo la atención de los medios brasileños en 2012. Los reportajes - no sólo deportivos - constituyen un interesante objeto para el análisis de temas como la construcción de estereotipos, formación de prejuicios y el establecimiento de ideologías. Partiendo de este contexto, analizamos los reportajes del cuaderno Comida de la Folha de S. Paulo, que propone una guía para ayudar a los hinchas del Corinthians en Japón. Utilizamos, sobre todo, la perspectiva de los Estudios Críticos del Discurso, la obra de John B. Thompson y la de Pierre Bourdieu. Entre otras cosas, concluimos que los reportajes analizados son ideológicos en tanto que mantienen el lector en una posición de dominación cultural y refuerzan la dominación de clase.
Resum: Sport Club Corinthians Paulista's participation at FIFA Clubs World Cup in Japan has attracted the attention of a considerable part of Brazilian media. The news framed on it, and reported not only on sports sections, are an interesting object to analyze aspects such as stereotypes constructions, prejudices and ideologies establishment. Taking into account this context, we have analyzed a set of news from "Food" section at "Folha de S. Paulo" that proposes a sort of guide to help Corinthians fans' in Japan. For that we have applied Critical Discourse Analysis, John B. Thompson and Pierre Bourdieu works, among others. As a conclusion, we argue that the analyzed texts are ideological considering that they hold on the audience in a cultural domination position and reinforce class domination.
Drets: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Llengua: Portuguès
Document: Article ; recerca ; Versió publicada
Matèria: Ideologia ; Mídia ; Etiqueta ; Medios ; Ideology ; Media ; Good manners ; Corinthians
Publicat a: Comunicacao midiatica, Vol. 8 Núm. 3 (2013) , p. 108-123, ISSN 2236-8000



16 p, 527.6 KB

El registre apareix a les col·leccions:
Documents de recerca > Documents dels grups de recerca de la UAB > Centres i grups de recerca (producció científica) > Ciències socials i jurídiques > Institut de la Comunicació de la Universitat Autònoma de Barcelona (InCom-UAB)
Articles > Articles de recerca
Articles > Articles publicats

 Registre creat el 2022-09-17, darrera modificació el 2023-06-10



   Favorit i Compartir