Enseñanza de las ciencias

Enseñanza de las ciencias 679 registres trobats  1 - 100següentfinal  anar al registre: La cerca s'ha fet en 0.00 segons. 
1.
6 p, 261.9 KB Tecnologias de la información y la comunicación para maestros de nivel inicial : herramientas informáticas en la formación docente / Abad, Alida (Universidad Nacional del Comahue (Argentina). Facultad de Ciencias de la Educación) ; Rassetto, María Josefa (Universidad Nacional del Comahue (Argentina). Facultad de Ciencias de la Educación) ; Zapata, Nélida (Universidad Nacional del Comahue (Argentina). Facultad de Ciencias de la Educación) ; Bastidas, Sandra (Universidad Nacional del Comahue (Argentina). Facultad de Ciencias de la Educación)
En esta ponencia se presentan los resultados de una investigación realizada en un curso de Tecnología en la formación de profesores de nivel inicial de una universidad argentina. Se estudió el uso de las TIC en el diseño de propuestas didácticas para la enseñanza de las Ciencias Naturales y la Tecnología con niños de cinco años. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 1-6 (Innovacions didàctiques)  
2.
5 p, 72.6 KB Formando o professor para a alfabetização científica no Ensino Fundamental I / Abreu, Lenir Silva (Universidade Federal Da Bahia (Brasil)) ; Bejarano, Nelson Rui Riba (Universidade Federal Da Bahia (Brasil))
Discutimos estratégias de formação que favorecem o processo de aprendizagem do professor do Ensino Fundamental I para ensinar Ciências, promovendo a alfabetização científica dos alunos brasileiros. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 7-11 (Innovacions didàctiques)  
3.
5 p, 86.7 KB Reflexões sobre a utilização de um jogo didático no ensino de ciências / de Andrade, Viviane Abreu (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Brasil)) ; Araújo-Jorge, Tania Cremonini (Fundação Oswaldo Cruz (Brasil)) ; Silva, Robson Coutinho (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Este trabalho apresenta uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Nessa foram analisadas as percepções de alunos de 2 turmas de um curso de extensão sobre o uso de um jogo didático no ensino de Imunologia. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 12-16 (Innovacions didàctiques)  
4.
5 p, 80.0 KB Etnografiar los procesos de enseñanza y aprendizaje de las ciencias en la escuela / Acevedo, L. Cecilia (Universidad Nacional de Quilmes) ; Adúriz-Bravo, Agustín (Universidad de Buenos Aires)
Se presenta avances de una investigación que estudia las intervenciones didácticas que realizan los docentes cuando enseñan ciencias. Se consideran aspectos teóricos como teórico-metodológicos de ese objeto de estudio, desde una propuesta que aborda la articulación entre la didáctica y la etnografía y toma las secuencias didácticas elaboradas por los propios docentes como unidades de análisis. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 17-21 (Innovacions didàctiques)  
5.
5 p, 72.2 KB Características epistemológicas clave de los modelos científicos relevantes para la didáctica de las ciencias / Adúriz-Bravo, Agustín (Universidad de Buenos Aires. Grupo de Epistemología, Historia y Didáctica de las Ciencias Naturales)
En esta comunicación se identifican seis "características epistemológicas clave" de los modelos científicos que pueden ser relevantes para la didáctica de las ciencias. Se realiza un análisis sistemático de algunos aspectos fundamentales de los modelos a partir de las propuestas de trabajos anteriores. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 22-26 (Innovacions didàctiques)  
6.
6 p, 254.6 KB Qué nos pueden aportar los juegos de rol para debatir sobre la experimentación animal? experiencia realizada en el Parc de Recerca Biomèdica de Barcelona con estudiantes de secundaria / Agell i Codina, Laia (Universitat Pompeu Fabra. Grupo de Investigación Educativa en Ciencias de la Salud) ; Soria, Vanessa (Universitat Pompeu Fabra. Grupo de Investigación Educativa en Ciencias de la Salud) ; Carrió i Llach, Ma. del Mar (Universitat Pompeu Fabra. Grupo de Investigación Educativa en Ciencias de la Salud)
A lo largo del curso escolar 2011-2013 más de 180 estudiantes de secundaria procedentes de 8 centros de enseñanza distintos participaran en las visitas guiadas sobre experimentación animal en el Parc de Recerca Biomèdica de Barcelona (PRBB). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 27-32 (Innovacions didàctiques)  
7.
4 p, 62.9 KB Educação ambiental por meio de projetos na educação básica : um relato de experiência na Amazônia / Santos, Deusivaldo Aguiar (Universidade Federal do Pará (Brasil)) ; Souza, Jorge Raimundo Da Trindadeç (Universidade Federal do Pará (Brasil)) ; De Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro (Universidade Federal do Pará (Brasil))
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de referência em Belém-PA na região da Amazônia/ Brasil. Teve como objetivo identificar e relatar projetos voltados à Educação Ambiental (EA) no ensino básico. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 33-36 (Innovacions didàctiques)  
8.
5 p, 70.8 KB Contextualização com enfoque ctsa : ideias e materiais instrucionais produzidos por professores de Química / Hiromi Akahoshi, Luciane (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Química) ; Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Química)
A contextualização no ensino de Química em uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) vem sendo defendida como forma de melhorar o senso crítico dos alunos e para que possam entender e dar sentido ao mundo físico. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 37-41 (Innovacions didàctiques)  
9.
5 p, 114.2 KB En búsqueda de un modelo para el concepto de discontinuidad de la materia : discusiones en torno de la naturaleza del conocimiento químico. / Alarcon, Laura ; Aponte, Andres ; Sanchez, Gabriel ; Garay Garay, Fredy
La consolidación de un modelo [químico], es importante para el fortalecimiento del conocimiento químico, al permitir aproximar y comprender las formulaciones teóricas y los fenómenos químicos, observados, estudiados, analizados y explicados por medio de los procesos empíricos de experimentación. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 42-46 (Innovacions didàctiques)  
10.
7 p, 190.0 KB Conceções e práticas de professores de geologia sobre trabalho de campo / Albergaria-Almeida, Patrícia (Universidade de Aveiro) ; Barros, Joel Filipe (Universidade de Aveiro) ; Cruz, Nuno (Universidade de Aveiro)
O trabalho de campo (TC) é uma estratégia que tem vindo a ser cada vez mais adotada, de forma a proporcionar uma aprendizagem integrada da Geologia. Nesta investigação procurou saber-se qual o tipo e a frequência da implementação do TC por parte de um grupo de professores de Geologia, bem como compreender a importância que estes atribuem ao TC no ensino e na aprendizagem. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 47-53 (Innovacions didàctiques)  
11.
6 p, 166.6 KB Promoting student questioning in the learning of natural sciences / Almeida, Patrícia Albergaria (Universidade de Aveiro) ; Coutinho, Maria João (Universidade de Aveiro)
This work aims to analyze the written questions asked by 9th grade students in three different question-promoting strategies in the subject of Natural Sciences, in order to assess the cognitive level and the functions of these questions. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 54-59 (Innovacions didàctiques)  
12.
6 p, 128.7 KB Licenciatura em física e ensino médio : umarelação de cross-fertilisation / Alcantara, Marlon (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Brasil)) ; Carvalho, Adriene (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Brasil)) ; Eiras, Wagner (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Brasil))
Formar um bom professor não é uma tarefasimples, pois existem conceitos e até metodologias que nem sempre conseguimos trabalhar em sala de aula ou nos estágios supervisionados. São conceitos que estão mais voltados para a formação humana do que para a formaçãoacadêmica. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 65-70 (Innovacions didàctiques)  
13.
5 p, 76.8 KB Ciência acrítica : o aquecimento global nos livros didáticos de Biologia / Delaqua, Fábio Alexei (Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil)) ; Bassoli, Fernanda (Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil))
O aquecimento global tem sido amplamente divulgado pela mídia como um fato cientificamente comprovado, mascarando as divergências existentes entre os cientistas sobre tal fenômeno. Em contrapartida, a abordagem de temas controversos em sala de aula é fundamental para a construção pelos alunos de uma visão mais realista da ciência. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 71-75 (Innovacions didàctiques)  
14.
8 p, 549.4 KB El papel de la conversación didáctica en la modelización y progresión del conocimiento escolar : el caso de la hidrostática en ESO / Aliberas i Maymí, Joan (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de les Matemàtiques i les Ciències Experimentals) ; Izquierdo i Aymerich, Mercè (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Gutiérrez, Rufina (Universitat Autònoma de Barcelona. Centre de Recerca per a l'Educació Científica i Matemàtica)
El trabajo que presentamos se encuadra en uno más amplio: el diseño de una secuencia didáctica sobre hidrostática elemental, para alumnos de 4º curso de Enseñanza Secundaria Obligatoria (ESO) de edades comprendidas entre 15 y 16 años. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 76-83 (Innovacions didàctiques)  
15.
7 p, 706.2 KB Diseño de una secuencia didáctica sobre hidrostática, teóricamente fundamentada : el papel de la modelización y de la emoción / Aliberas i Maymí, Joan (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de les Matemàtiques i les Ciències Experimentals) ; Izquierdo i Aymerich, Mercè (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Gutiérrez, Rufina (Universitat Autònoma de Barcelona. Centre de Recerca per a l'Educació Científica i Matemàtica)
Analizamos la estructura y la dinámica interna de una secuencia didáctica teóricamente fundamentada. La secuencia se realizó sobre hidrostática elemental, para 4º curso de Enseñanza Secundaria Obligatoria (ESO) en España (alumnos de 15-16 años). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 84-90 (Innovacions didàctiques)  
16.
5 p, 70.8 KB Por que a girafa tem o pescoço comprido? : Limites e possibilidades de trabalho com materiais de divulgação científica em uma aula de ciências das séries iniciais / de Almeida, Sheila Alves (Universidade Federal de Ouro Preto (Brazil)) ; Giordan, Marcelo (Universidade de São Paulo)
Este trabalho trata da compreensão dos limites e possibilidades do trabalho com materiais de divulgação científica nas séries iniciais. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças, depois de ver um vídeo e ler um texto sobre evolução comentam sobre as ideias expressas nesses materiais. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 91-95 (Innovacions didàctiques)  
17.
5 p, 79.8 KB El discurso en el aula : el caso de un profesor de Ciencias Naturales / Almirón, Mirian (Universidad Nacional de Quilmes (Argentina). Grupo de Investigación en Enseñanza de las Ciencias) ; Porro, Silvia (Universidad Nacional de Quilmes (Argentina). Grupo de Investigación en Enseñanza de las Ciencias)
En este trabajo se analiza el discurso de fragmentos de clase de un docente que se desempeña en el área de Ciencias Naturales de una escuela secundaria del Gran Buenos Aires Sur. En dicho análisis, se hace hincapié en las estrategias que utiliza el profesor a la hora de afrontar el proceso de enseñanza. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 96-100 (Innovacions didàctiques)  
18.
6 p, 141.9 KB Análisis de los argumentos elaborados por estudiantes de cursos introductorios de Física universitaria ante situaciones problemáticas pertenecientes al ámbito de la inducción electromagnética / Almudí García, José Manuel (Universidad del País Vasco) ; Ceberio Gárate, Mikel (Universidad del País Vasco) ; Zubimendi Herranz, José Luis (Universidad del País Vasco)
En esta comunicación nos planteamos analizar los argumentos esgrimidos por estudiantes de cursos introductorios de física, a nivel universitario, en el ámbito de lo que se denomina ‘resolución de problemas'. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 101-106 (Innovacions didàctiques)  
19.
6 p, 197.3 KB Dificultades en el aprendizaje de acidez y basicidad y el conocimiento didáctico del contenido de profesores mexicanos de Bachillerato / Alvarado-Zamorano, Clara (Universidad Nacional Autónoma de México. Centro de Ciencias Aplicadas y Desarrollo Tecnológico) ; Cañada-Cañada, Florentina (Universidad de Extremadura. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y las Matemáticas) ; Mellado Jiménez, Vicente (Universidad de Extremadura. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y las Matemáticas) ; Garritz Ruiz, Andoni (Universidad Nacional Autónoma de México. Facultad de Química)
En este trabajo se presentan dificultades sobre acidez y basicidad detectadas en alumnos de nivel bachillerato y de recién ingreso a la universidad, capturadas al efectuar una amplia revisión de la literatura sobre el tema, y/o expresadas por diez profesores mexicanos con experiencia en la impartición del tópico, y se abordan recomendaciones de los propios docentes para promover la comprensión del contenido por parte de los alumnos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 107-112 (Innovacions didàctiques)  
20.
5 p, 87.5 KB La educación tecnocientífica : identificación masculina versus desidentificación femenina / Álvarez Lires, María Mercedes (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Álvarez Lires, Francisco Javier (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Arias Correa, Azucena (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Serrallé Marzoa, José Francisco (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte)
El acceso de las mujeres a los estudios de ingeniera continúa marcado por el género de tal manera que, después de un periodo de alza comprendido entre las décadas finales de los 80 y el año 2000, los porcentajes de mujeres se han estancado o disminuido y en conjunto no superan el 30%, con la excepción de ingeniería química y tecnologías alimentarias, tendencia que reviste alcance mundial. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 113-117 (Innovacions didàctiques)  
21.
5 p, 321.2 KB Uma análise da transição progressiva de uma professora do ensino médio em seus modelos de ensino de Cinética Química / Martorano, Simone Alves de Assis (Universidade de São Paul. Instituto de Química) ; Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Universidade de São Paul. Instituto de Química) ; dos Santos Junior, João Batista (Universidade Federal de São Carlos)
O objetivo deste trabalho foi identificar como uma abordagem com foco na História da Ciência pode contribuir para uma transição progressiva de duas professoras de química do ensino médio no que se refere ao modelo de ensino de cinética química, considerando os conteúdos e as estratégias de ensino utilizadas. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 118-122 (Innovacions didàctiques)  
22.
5 p, 132.6 KB A importância da inserção da pesquisa acadêmica na formação do licenciando / de Oliveira, Maria de Fátima Alves (Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos) ; Sodré, Cátia Lacerda (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Microbiologia)
Neste estudo buscamos relacionar a atividade prática de pesquisa com a formação inicial do professor da educação básica proporcionando contato com artigos científicos que serviram de base para uma reflexão acerca da relação entre teoria e prática. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 123-127 (Innovacions didàctiques)  
23.
5 p, 63.1 KB Reflexão e pesquisa no estágio supervisionado : uma experiência no curso de ciências biológicas / de Sousa, Rute Alves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
O Estágio Curricular Supervisionado para formação de professores insere o licenciando dentro do ambiente no qual irá atuar como professor. Este trabalho apresenta uma experiência realizada no estágio supervisionado do curso de licenciatura em Ciências Biológicas a partir da reflexão e da pesquisa. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 128-132 (Innovacions didàctiques)  
24.
5 p, 73.0 KB Obstáculos epistemológicos en perspectiva de naturaleza de la ciencia –NOS / Alzate Q., Gloria Carmenza (Universidad Autónoma de Manizales)
La investigación describe e interpreta las concepciones acerca de la ciencia, el trabajo de los científicos y los vínculos de la ciencia con la sociedad y la cultura, en perspectiva del concepto naturaleza de la ciencia-NOS- y se identifican los obstáculos epistemológicos que pueden estar a la base de estas concepciones. [...]
This research describes and interprets the conceptions about science, the work of scientists and the relation among science, society and culture, in perspective of the nature of the science concept -NOS- and it also identifies the epistemological obstacles that can be on the base of these conceptions. [...]

2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 133-137 (Innovacions didàctiques)  
25.
5 p, 66.4 KB Translações de interesse : impactos da regulamentação profissional brasileira para biólogos na identidade de professores de Biologia / Allain, Luciana Resende (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Coutinho, Francisco Angelo (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rodrigues e Silva, Fábio Augusto (Universidade Federal de Ouro Preto)
O objetivo deste texto é apontar, por meio do conceito de «translação de interesses» de Bruno Latour, os possíveis impactos de uma regulamentação recente referente à atuação profissional dos biólogos – a Resolução 213/2010 do Conselho Federal de Biologia (CFBio) - na formação e na identidade profissional de professores de Ciências e Biologia. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 138-142 (Innovacions didàctiques)  
26.
6 p, 499.6 KB Analogias e metáforas no ensino de Ciências : aplicações na educação sexual com mulheres negras / Amaral, S.E (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)) ; Teixeira, R. C. C. (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)) ; Marcelos, M. F. (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil))
Esta pesquisa tem por objetivo verificar como mulheres negras identificam e interpretam analogias e metáforas presentes em cartazes de campanhas institucionais de DST/Aids do Governo Federal do Brasil e contribuir para o Ensino de Ciências, em especial, para a educação sexual. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 143-148 (Innovacions didàctiques)  
27.
5 p, 71.2 KB Traspasando barreras : construyendo un proyecto comunitario a partir del huerto escolar / Amat, Arnau (Universitat de Vic)
Desde hace cuatro años, estamos involucrando a toda la comunidad de una pequeña escuela a través de unas actividades compartidas, dónde los distintos actores aprenden desde una perspectiva agroecológica y científica como gestionar el huerto escolar. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 149-153 (Innovacions didàctiques)  
28.
6 p, 76.1 KB O papel do teatro enquanto ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem de química / Amauro, Nicea (Universidade Federal de Uberlândia) ; Moreira, Patricia (Universidade Federal de Uberlândia) ; Vitor, Paulo (Universidade Federal de Uberlândia) ; de Souza, Teodoro (Universidade Federal de Uberlândia) ; Faria, Camila Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia)
O objetivo deste trabalho é relatar uma das ações idealizadas e desenvolvidas pelos alunos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Uberlândia – Subprojeto Química. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 154-159 (Innovacions didàctiques)  
29.
5 p, 76.6 KB Notas para pensar de novo a ambientalização curricular / de Amorim, Antonio Carlos Rodrigues (Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Faculdade de Educação)
A intenção pulsante deste texto é movimentar-se pela análise e indagação das características da ambientalização curricular que foram consensuadas por pesquisadores participantes do "Programa de Ambientalização Curricular nos Cursos Superiores: caracterização de intervenção e análise do processo" (Rede ACES). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 160-164 (Innovacions didàctiques)  
30.
5 p, 74.7 KB Saberes docentes pedagógicos computacionais e sua elaboração na prática / Helder, Antonio de Freitas (Universidade de Sâo Paulo (Brasil). Instituto de Física) ; Abib, Maria Lúcia Vital dos Santos (Universidade de Sâo Paulo (Brasil). Faculdade de Educação)
Este trabalho coloca em pauta os saberes docentes relativos ao uso dos artefatos computacionais no que se refere aos saberes que são elaborados por professores a partir da prática docente. Utilizando os parâmetros da investigação qualitativa, acompanhamos o trabalho desenvolvido por quatro professores de disciplinas de ciências naturais em uma escola pública da cidade de São Paulo, Brasil. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 165-169 (Innovacions didàctiques)  
31.
6 p, 1.2 MB Alimentos enriquecidos com ferro : uma proposta de atividade experimental para o ensino de conceitos químicos na educação básica / da Silva, Deisiane Aparecida (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil)) ; Alves, Maykon Rodrigues (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil)) ; Deimling, Natalia Neves Macedo (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil)) ; Crespan, Estela dos Reis (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil)) ; Romero, Rafaelle Bonzanini (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil)) ; Vieira, Samira Ayoub (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil)) ; Romero, Adriano Lopes (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil))
O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades experimentais para o processo de ensino-aprendizagem de conceitos químicos na educação básica. Para tanto, foi desenvolvida uma atividade experimental com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 170-175 (Innovacions didàctiques)  
32.
6 p, 139.5 KB Papel del medio en el planteamiento de preguntas en una metodología de indagación en primaria / Aragüés Díaz, Ana (Universidad de Zaragoza. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales) ; Gil Quílez, Maria José (Universidad de Zaragoza. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales) ; de la Gándara Gómez, Milagros (Universidad de Zaragoza. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales)
Esta investigación se analiza el papel que desempeña el medio didáctico creado por el maestro en el planteamiento de preguntas durante el desarrollo de una metodología de indagación. Para ello, se utilizan grabaciones de vídeo en las que estudiantes de Magisterio de último curso desarrollan el Practicum en aulas de Primaria. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 176-181 (Innovacions didàctiques)  
33.
6 p, 95.5 KB Las opiniones de estudiantes universitarios/as sobre la contribución al pensamiento social de la Ciencia y la Tecnología / Porro, Silvia (Universidad Nacional de Quilmes (Argentina). Grupo de Investigación en Enseñanza de las Ciencias) ; Arango, Claudia (Universidad Nacional de Quilmes (Argentina). Grupo de Investigación en Enseñanza de las Ciencias) ; Almirón, Mirian (Universidad Nacional de Quilmes (Argentina). Grupo de Investigación en Enseñanza de las Ciencias)
Se presentan las opiniones de estudiantes de primer año de la Diplomatura en Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Quilmes acerca de cómo contribuyen la Ciencia y la Tecnología al pensamiento social. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 182-187 (Innovacions didàctiques)  
34.
6 p, 78.1 KB Uma análise dos trabalhos presentes nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) : problematizações ou perguntas? / Araújo, Laís Baldissarelli (Universidade Federal de Santa Maria) ; Niemeyer, Jiane (Universidade Federal de Santa Maria) ; Muenchen, Cristiane (Universidade Federal de Santa Maria)
No presente trabalho buscou-se analisar a maneira como vem sendo utilizado o Primeiro dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) nas atividades propostas pelos autores, nos artigos selecionados das últimas 9 edições do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), que fazem menção a esta dinâmica, onde procurou-se verificar se neste primeiro momento estava-se problematizando ou perguntando. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 188-193 (Innovacions didàctiques)  
35.
8 p, 279.9 KB Concepciones del profesorado en formación inicial sobre los roles de docentes y discentes en el aprendizaje de las ciencias en la educación infantil y primaria / Arias Correa, Azucena (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Álvarez Lires, María Mercedes (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Álvarez Lires, Francisco Javier (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte)
El objetivo principal de esta investigación es identificar algunas concepciones sobre roles de profesorado y alumnado en el aprendizaje de las ciencias que muestra el profesorado de infantil (EI) y primaria (EP) en formación inicial dentro de una metodología relacionada con la investigaciónacción. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 194-201 (Innovacions didàctiques)  
36.
5 p, 66.2 KB Competencias profesionales de docentes de Biología / Arteaga Quevedo, Yannett (Universidad del Zulia (Veneçuela)) ; Tapia Luzardo, Fernando José (Universidad del Zulia (Veneçuela)) ; Méndez Méndez, Eduardo (Universidad del Zulia (Veneçuela))
Este trabajo tuvo como objetivo analizar las competencias profesionales manifiestas en docentes de biología. Se sustenta teóricamente en el diseño del perfil profesional por competencia para docentes de Biología de la Escuela de Educación, mención biología de donde se derivaron las categorías de análisis. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 202-206 (Innovacions didàctiques)  
37.
5 p, 67.4 KB Análise da postura de uma professora participante de um curso de formação continuada / Assis, Alice (Universidade Estadual Paulista (Brasil). Departamento de Física e Química) ; Carvalho, Fernando L. de C. (Universidade Estadual Paulista (Brasil). Departamento de Física e Química) ; Dobrowolsky, Marcelo S.
Neste trabalho, foi analisada a entrevista realizada com uma professora de física, participante dos cursos de formação continuada realizados junto à Rede Estadual de Ensino de Guaratinguetá – SP – Brasil. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 207-211 (Innovacions didàctiques)  
38.
6 p, 145.8 KB La arbitrariedad de la clasificación / Astesana Ferrero, Silvana ; López, Verónica
En el espacio del ateneo con los alumnos de la praxis en contextos; se analizaron casosobservados en las escuelas. Como espacio de construcción colectiva, se analizó el concepto estructurante de clasificación, por su problemática al enseñarlo, pudiendo reflexionar sobre la arbitrariedad de los mismos, según el criterio utilizado. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 212-217 (Innovacions didàctiques)  
39.
5 p, 120.7 KB Análisis y evaluación del diseño de unidades didácticas de docentes en formación de educación general básica : su contribución inicial a la promoción de competencias de pensamiento científico / Astroza, María Verónica (Universidad Católica de Chile) ; Quintanilla, Mario (Universidad Católica de Chile) ; De la Fuente, Ricardo (Universidad Católica de Chile) ; López, Tanya (Universidad Católica de Chile)
Una de las principales competencias de la formación inicial de profesores de Educación Básica en la Facultad de Educación de la Universidad Católica de Chile es que los profesores en formación que cursan la asignatura de Didáctica de las Ciencias Naturales (CCNN) sean capaces de diseñar e implementar actividades que promuevan en los estudiantes el uso de conocimientos y habilidades propias de las CCNN. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 218-222 (Innovacions didàctiques)  
40.
6 p, 183.4 KB O modelo didático de professores de ciências e suas concepções de ensino e aprendizagem / Ayres-Pereira, Terezinha Iolanda (Universidade de São Paulo (Brasil). Grupo de Pesquisa em Educação Química) ; Marcondes, Maria Eunice R. (Universidade de São Paulo (Brasil))
Neste trabalho investigamos os modelos didáticos de 23 professores de ciências de 9º ano, que trabalham em cidades do estado de Minas Gerais, Brasil. Foi solicitado aos professores que respondessem a um questionário baseado nas ideias de Pérez (2000). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 223-228 (Innovacions didàctiques)  
41.
6 p, 104.6 KB Explicações teleológicas no ensino de evolução / Azevedo, Maicon (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Brasil)) ; Ayres, A. C. M. (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)) ; Selles, S. E. (Universidade Federal Fluminense (Brasil))
O presente estudo tem como finalidade investigar o pensamento teleológico e suas implicações para o ensino e a formação de professores de Biologia. Particularmente, visa a compreender como os professores utilizam os argumentos teleológicos na elaboração das explicações sobre temáticas de evolução no ensino de Biologia. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 229-234 (Innovacions didàctiques)  
42.
6 p, 95.8 KB Natureza da biologia e a teoria da evolução biológica : implicações para o ensino / Azevedo, Renato (Universidade de São Paulo) ; Motokane, M. (Universidade de São Paulo)
Este trabalho teórico visa contribuir para a discussão sobre a importância da natureza da Ciência para o ensino problematizando a própria ideia de uma natureza comum à Física, Química e Biologia. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 235-240 (Innovacions didàctiques)  
43.
6 p, 282.6 KB A relação CTSA e formação para a cidadania no discurso dos autores dos livros didáticos de biologia do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio / Paniagua, Sheila Karla Azevedo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Silva, Anelize Pires Reynozo e Machado (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Delgado, Maria Auxiliadora (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Ressalta-se em leis que norteiam a Educação Básica a necessidade de formar o aluno para o exercício pleno da cidadania e tendo o enfoque CTSA como um dos propósitos a preparação do educando para a tomada de decisões buscamos identificar uma relação do discurso dos autores dos referidos livros didáticos com os preceitos encontrados no enfoque CTSA. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 241-246 (Innovacions didàctiques)  
44.
5 p, 80.2 KB Uma experiência com mapas conceituais na formacão inicial de professores de ciências : a argumentaçao como temática / Lourenço, A. B. (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Física de São Carlos) ; Costa, G.G.G. (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Física de São Carlos) ; Hernandes, A.C. (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Física de São Carlos) ; Gcavalcanti, R. R. (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Química)
O objetivo deste estudo é apresentar considerações sobre a potencialidade do uso do Mapa Conceitual como instrumento fornecedor de evidências da aprendizagem de licenciandos em Ciências Exatas, no que concerne à temática argumentação em aulas de Ciências. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 247-251 (Innovacions didàctiques)  
45.
7 p, 373.9 KB Modelización del fenómeno de alimentación humana : de la mirada disciplinar a la multirreferencialidad / Izquierdo i Aymerich, Mercè (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Gómez Galindo, Alma Adrianna (Cinvestav-Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (Mèxic)) ; Ramos de Robles, S. Lizette (Universidad de Gaudalajara (México)) ; Bahamonde, Nora (Instituto de Investigación en Enseñanza de las Ciencias y de las Matemáticas (Argentina)) ; Diaco, Pamela (Universidad Nacional de Río Negro (Argentina)) ; Aliberas i Maymí, Joan (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de les Matemàtiques i les Ciències Experimentals) ; Gutiérrez, Rufina (Universitat Autònoma de Barcelona. Centre de Recerca per a l'Educació Científica i Matemàtica) ; Izquierdo i Aymerich, Mercè (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Espinet Blanch, Mariona (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals)
El objetivo de nuestra investigación apuntó a la actualización de un marco teórico para el abordaje de la Educación Alimentaria, a partir del cual se pudieran caracterizar los modelos científicos sobre la alimentación humana de docentes de escuelas primarias y secundarias de Argentina y contrastarlos con los de especialistas universitarios provenientes de distintos campos disciplinares. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 252-258 (Innovacions didàctiques)  
46.
7 p, 514.0 KB Estrategias y modelos para la enseñanza del concepto orbital atómico / Ballesteros, André (Universidad distrital "Francisco Jose De Caldas" (Colòmbia)) ; Bejarano, Ana (Universidad distrital "Francisco Jose De Caldas" (Colòmbia)) ; Forero, Tatiana (Universidad distrital "Francisco Jose De Caldas" (Colòmbia)) ; Muñoz, Liz (Universidad distrital "Francisco Jose De Caldas" (Colòmbia))
En este artículo se presenta la experiencia en la enseñanza de un concepto químico y los resultados obtenidos de acuerdo al proceso desarrollado en el que se aborda el tema de orbital atómico con un grupo de cuarenta estudiantes de educación media en la ciudad de Bogotá (Colombia), teniendo en cuenta la necesidad actual de explorar y construir nuevas estrategias pedagógicas y didácticas en el campo de la química, en especial de la química cuántica, obteniendo como resultados la introducción de los modelos atómicos precedentes al cuántico y la apropiación de conceptos fundamentales para la comprensión del orbital atómico.
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 259-265 (Innovacions didàctiques)  
47.
4 p, 70.3 KB Construyendo el perfil competencial de los educadores de museos y centros de ciencia / Banqué, Neus (Univesitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Calafell, Genina (Univesitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Bonil, Josep (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals)
La investigación que se presenta tiene cómo finalidad definir un marco de competencias profesionales e innovadoras para los educadores de Museos y Centros de Ciencias, y proponer un modelo formativo que oriente el diseño de actividades que desarrollen dichas competencias. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 266-269 (Innovacions didàctiques)  
48.
6 p, 74.0 KB Concepção de alunos e professores sobre a prática como componente curricular no curso de formação de professores de ciências e Biologia / Barbosa, Alessandro Tomaz (Universidade Federal da Paraíba) ; Pereira, Marsilvio Gonçalves (Universidade Federal da Paraíba) ; da Rocha, Gewerlys Stallony Diego Costa (Universidade Federal da Paraíba) ; Moreira, Maria Adelaide Silva Paredes (Universidade Federal da Paraíba) ; Silva, Antônia Oliveira (Universidade Federal da Paraíba)
O presente estudo pretende investigar e discutir as concepções dos professores e alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em relação a Prática como Componente Curricular. Neste trabalho foram aplicados questionários e entrevista com alunos e professores buscando averiguar e avaliar como essa Prática como Componente Curricular vem sendo operacionalizada nas disciplinas desse curso. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 270-275 (Innovacions didàctiques)  
49.
4 p, 75.9 KB A tessitura do discurso argumentativo numa sala de aula de ciencias / da Motta, Micheline Barbosa (Universidade de Pernambuco (Brasil)) ; de Lira, Mirtes Ribeiro (Universidade de Pernambuco (Brasil))
Compreendendo o discurso como dialógico e heterogêneo, reconhecemos que sua construção se dá na relação com outro discurso e não se restringe a um tipo textual. Buscamos revelar como a argumentação aparece junto a outras sequências textuais na abordagem sobre alimentação. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 276-279 (Innovacions didàctiques)  
50.
6 p, 83.9 KB Utilização de sensores e dos sentidos humanos no apoioà transição do concretopara o abstrato / Silva, Maria João (Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do inED) ; Lopes, J. Bernardino (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Escola de Ciência e Tecnologia) ; Barbot, António (Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação)
Apresentam-se e analisam-se os contributos de 4 estudos de caso para a compreensão do potencial da utilização sinérgica dos sentidos e de sensores no apoio à transição do pensamento concreto para o abstrato, em contextos de ensino experimental das ciências no 1º e 2º ciclo do ensino básico. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 280-285 (Innovacions didàctiques)  
51.
5 p, 67.2 KB Meio século de tensões na formação de professores de ciências no Brasil / Baroli, Elisabeth (Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Faculdade de Educação) ; Villani, Alberto (Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Instituto de Física)
As orientações que a formação de professores na área de ciências naturais recebeu ao longo dos últimos 50 anos, são focalizadas na perspectiva de explicitar as tensões entre grupos que compõem esse campo social. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 286-290 (Innovacions didàctiques)  
52.
6 p, 187.6 KB Argumentación en el discurso oral y escrito de los alumnos de la enseñanza secundaria en una secuencia didáctica de física moderna / Paiva, Josias Rogério (Universidad de São Paulo (Brasil). Laboratorio de Pesquisa y Enseñanza de la Física) ; Junior, Nelson Barrelo (Universidad de São Paulo (Brasil). Laboratorio de Pesquisa y Enseñanza de la Física)
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 291-296 (Innovacions didàctiques)  
53.
5 p, 74.1 KB Pontos positivos e negativos do estágio supervisionado na perspectiva dos licenciandos em ciências biológicas / Barreto, Edna Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; de Oliveira, Maria Marly (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; de Araújo, Monica Lopes Folena (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil))
O objetivo deste artigo foi identificar as principais contribuições e dificuldades vivenciadas por licenciandos de ciências biológicas durante o estágio supervisionado. A pesquisa teve um caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada com licenciandos do nono período, os quais responderam a um questionário com deaz questões abertas. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 297-301 (Innovacions didàctiques)  
54.
6 p, 264.9 KB O estágio supervisionado e os licenciandos em ciências biológicas da UFRPE : sugestões e contribuições / Barreto, Edna Silva (Universidade Federal Rural De Pernambuco (Brasil)) ; de Araújo, Monica Lopes Folena (Universidade Federal Rural De Pernambuco (Brasil)) ; de Oliveira, Maria Marly (Universidade Federal Rural De Pernambuco (Brasil))
A presente pesquisa é parte de uma monografia defendida em dezembro de 2011, cujo objetivo foi verificar as contribuições do Estágio Supervisionado para a prática docente do futuro professor de ciências biológicas e identificar as sugestões do licenciandos para melhora do componente curricular. [...]
This research is part of a thesis defended in December 2011, aimed to verify the contributions of supervised teaching practice for the future professor of biological sciences and to elicit suggestions for improvement of the undergraduate curriculum component. [...]

2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 302-307 (Innovacions didàctiques)  
55.
5 p, 88.3 KB Interdisciplinaridade : concepções de ex pibidianos de Química e Biologia / Barreto, Edna Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; de Macêdo, Patrícia Barros (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; de Oliveira, Maria Marly (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; de Araújo, Monica Lopes Folena (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil))
Este trabalho analisou as concepções de interdisciplinaridade de ex-pibidianos de Biologia e Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PIBID/UFRPE). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 308-312 (Innovacions didàctiques)  
56.
5 p, 65.0 KB Modelos didáticos predominantes na formação inicial de professores de química e física revelados pela análise de sequências didáticas / Hygino, Cassiana Barreto (Universidade Estadual do Notre Fluminense Darcy Ribeiro) ; de Souza, Valéria (Universidade Estadual do Notre Fluminense Darcy Ribeiro) ; Marcelino, Linhares (Universidade Estadual do Notre Fluminense Darcy Ribeiro) ; Paixão, Marília (Universidade Estadual do Notre Fluminense Darcy Ribeiro)
Este trabalho apresenta os resultados da análise de um conjunto de sequências didáticas elaboradas por futuros professores de química e física do norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva com o objetivo de conhecer os modelos didáticos presentes nas concepções destes licenciandos e nos revelou que os futuros professores de química e física esboçam a intenção de romper com os modelos tradicional e tecnológico que predominam em nosso ensino e adotar práticas mais condizentes com um modelo de ensino desejável.
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 313-317 (Innovacions didàctiques)  
57.
5 p, 402.5 KB Informática e ensino de ciências : a problemática ambiental do lixo eletroeletrônico / Costa, Lorena S.O. (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Barros, V. F. A. (Universidade do Minho (Portugal)) ; Marques, L.P. (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Costa, C.A. (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)
O presente artigo tem como objetivo discutir a elaboração de uma proposta didático-pedagógica para o Ensino de Ciências com a temática "Lixo Eletroeletrônico: desafios na sociedade do consumo" que está sendo implementada no curso técnico intregrado ao ensino médio na área da Informática, na modalidade de jovens e adultos (PROEJA), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 318-322 (Innovacions didàctiques)  
58.
5 p, 79.4 KB Investigando os saberes da mediação mobilizados durante visitas escolares à exposição «cadê a Química?» / Bassoli, Fernanda (Universidade Federal de Juiz de Fora. Colégio de Aplicação João XXIII) ; César, Eloi Teixeira (Universidade Federal de Juiz de Fora. Colégio de Aplicação João XXIII) ; Carvalho, Vinícius (Universidade Federal de Juiz de Fora. Centro de Ciências) ; Ladeira, Marcillene (Universidade Federal de Juiz de Fora. Centro de Ciências) ; Aliane, Claúdia S.M. (Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Leocadio, Denise (Universidade Federal de Juiz de Fora. Centro de Ciências)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar os saberes da mediação mobilizados por dois mediadores experientes em um centro de ciências brasileiro durante uma visita escolar a uma exposição temporária «Cadê a Química?». [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 323-327 (Innovacions didàctiques)  
59.
5 p, 78.7 KB Las fuerzas en 4º de primaria : evaluación de una propuesta de enseñanza / Bermúdez Fernández, Paula (Universidad de A Coruña) ; Martínez Losada, Cristina (Universidad de A Coruña)
El trabajo que se presenta forma parte de un proyecto que pretende la mejora de la enseñanza de las fuerzas en Educación Primaria. Se diseñó una secuencia de actividades innovadoras basada en la evidencia científica sobre el tema, en los principios pedagógicos actuales y en el análisis del currículo educativo. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 328-332 (Innovacions didàctiques)  
60.
5 p, 81.1 KB A produção de vídeo educativo por alunos da licenciatura em biologia : um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura / Bastos, Wagner Gonçalves (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) ; Filho, Luiz Augusto Coimbra de Rezende (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) ; Pastor, Américo de Araujo (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde)
Neste trabalho analisamos a produção e a recepção de um vídeo produzido por alunos de Licenciatura em Biologia, para identificar o endereçamento e o significado preferencial pensado pelos produtores e as leituras feitas pelos espectadores. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 333-337 (Innovacions didàctiques)  
61.
6 p, 143.8 KB Validação de sequência didática sobre produtos de limpeza : análise de uma oficina experimental / Batinga, Verônica Tavares Santos (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; Souza, Jeisyanne Suélen Alves (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil))
Este trabalho analisou o desenvolvimento de uma oficina experimental, como uma das etapas de validação interna de uma sequência didática (SD) sobre o tema Produtos de Limpeza. A SD foi proposta com base nos pressupostos teóricos sobre resolução de problemas e ilhas interdisciplinares de racionalidade, e elaborada por um grupo de pesquisa da UFRPE e UFPE, Brasil. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 338-343 (Innovacions didàctiques)  
62.
5 p, 127.0 KB Um panorama da pesquisa em ensino de Física no Brasil / Battazza, Helena (Universidade Federal de Alfenas (Brasil)) ; Londero, Leandro (Universidade Estadual de Campinas (Brasil)) ; Almeida, Maria José P. M. (Universidade Estadual de Campinas (Brasil))
A quantidade de estudos desenvolvidos e publicados na forma de livros, dissertações, teses, artigos e atas de congressos permite afirmar a consolidação da pesquisa em Ensino de Física no Brasil. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 344-348 (Innovacions didàctiques)  
63.
5 p, 76.7 KB Unidades didácticas en temas torales de Química / Bello Garcés, Silvia (Universidad Nacional Autónoma de México. Facultad de Química)
Se presenta en este trabajo un libro -producto de investigaciones sobre ideas previas de estudiantes mexicanos, y de diversos modelos de enseñanza y aprendizaje- que reconoce la relevancia de las unidades didácticas (UDs) como un valioso recurso para apoyar a los docentes en la conducción de los estudiantes hacia el aprendizaje. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 349-353 (Innovacions didàctiques)  
64.
5 p, 68.1 KB Professoras dos anos iniciais e ensino de ciências : desafios para a formação docente / Benetti, Bernadete (Universidade Estadual Paulista) ; Ramos, Eugenio Maria De França (Universidade Estadual Paulista)
Apresentamos parte de uma pesquisa realizada com um grupo de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamentalsobre introdução de novas possibilidades de trabalhos educacionais relacionados ao Ensino de Ciências. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 354-358 (Innovacions didàctiques)  
65.
6 p, 128.6 KB A formação de professores de química pela pesquisa : estudos sobre a inclusão escolar de alunos surdos / Benite, Claudio R. M. (Universidade Federal de Goiás (Brasil)) ; Castro, Isabella P. (Universidade Federal de Goiás (Brasil)) ; Benite, Anna M. C. (Universidade Federal de Goiás (Brasil))
Partindo do pressuposto de que é nos saberes teóricos e práticos que o saber profissional se constitui, esta pesquisa se apresenta com elementos de uma pesquisa participante, que têm como objetivo o estudo da formação docente em química voltada a inclusão escolar. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 359-364 (Innovacions didàctiques)  
66.
5 p, 77.9 KB Formar professores de Química para a inclusão escolar : uma experiência com o júri simulado no ensino superior / Benite, Claudio R. M. (Universidade Federal de Goiás (Brasil)) ; Field's, Karla A. P. (Universidade Federal de Goiás (Brasil)) ; Benite, Anna M.C. (Universidade Federal de Goiás (Brasil))
Apresentamos aqui um estudo sobre apropriação conceitual relacionado a temática inclusão escolar na formação docente em química, por meio da realização de uma atividade lúdica numa disciplina de núcleo livre: o júri simulado. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 365-369 (Innovacions didàctiques)  
67.
6 p, 84.1 KB Tratamiento de la biodiversidad en los textos escolares de la educación secundaria en España / Bermudez, Gonzalo Miguel Angel (Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales) ; De Longhi, Ana Lía (Universidad Nacional De Córdoba (Argetina). Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales) ; Díaz, Sandra (Universidad Nacional De Córdoba (Argetina). Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales) ; Gavidia Catalán, Valentín (Universitat de València. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales)
El presente trabajo estudia el tratamiento del concepto de diversidad biológica, en los libros de texto de la ESO y del Bachillerato de España. Para ello, se define el ámbito conceptual de la biodiversidad atendiendo a la visión que ofrece la comunidad de expertos con el objetivo de servir de referente epistemológico en el proceso de análisis. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 370-375 (Innovacions didàctiques)  
68.
5 p, 70.3 KB Limites e possibilidades para a abordagem de questões sociocientíficas na visão do professor de física da educação básica / Bernardo, José Roberto da Rocha (Universidade Federal Fluminense (Brasil))
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou as reflexões de dois professores do ensino médio acerca de suas experiências com a introdução de uma questão sociocientífica nas aulas de física em duas escolas da cidade do Rio de Janeiro - Brasil. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 376-380 (Innovacions didàctiques)  
69.
5 p, 186.1 KB Analogias históricas : reflexões para o ensino de Biologia / Hoffmann, Marilisa Bialvo (Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil))
Neste trabalho, apresentamos o que consideramos como Analogias Históricas, referentes àquelas analogias presentes no contexto da produção de determinado conhecimento científico e, muitas vezes, presentes nos dias atuais no contexto da disseminação escolar destes conhecimentos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 381-385 (Innovacions didàctiques)  
70.
7 p, 460.4 KB A disciplina de bioquímica para o curso de nutrição : um modelo de desenvolvimento de currículo / Bianco, André (Universidade Federal de São Paulo)
Levantamentos preliminares realizados com graduandos do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSPUSP) e nutricionistas apontaram descontentamento com seus cursos de Bioquímica (BQ). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 386-392 (Innovacions didàctiques)  
71.
5 p, 72.1 KB Perfil profissional do professor de ciências : mapeamento e avaliação de competências / Bisinoto, Cynthia (Universidade de Brasília (Brasil). Faculdade UnB Planaltina)
O perfil profissional desejado para o professor de Ciências considera o domínio de conhecimentos específicos da área e, também, as ligações entre conhecimento científico e saberes didático- -pedagógicos que se sustentam na reflexão epistemológica, filosófica e histórica acerca da educação, do ensino e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 393-397 (Innovacions didàctiques)  
72.
5 p, 83.1 KB Iniciação à pesquisa na formação do professor : subsídios para inserir a história da ciência no ensino / da Silva, Ana Paula Bispo (Universidade Estadual da Paraíba (Brasil))
No âmbito dos cursos de formação de professores, a iniciação à pesquisa científica pode servir como formação complementar quando o objetivo é tentar suprir a lacuna que existe nos currículos de graduação quanto ao conhecimento necessário para inserir a história da ciência no ensino. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 398-402 (Innovacions didàctiques)  
73.
7 p, 310.2 KB Concepções de sustentabilidade em materiais didáticos do ensino público / Filho, Luiz Carlos Covo (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Biociências) ; Bizerra, Alessandra (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Biociências)
Esse trabalho foi inspirado pela percepção de que o Ensino de Biologia, a partir de uma abordagem integrada, pode oferecer contribuições importantes ao debate sobre o conceito de sustentabilidade e as principais questões ambientais contemporâneas. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 403-409 (Innovacions didàctiques)  
74.
5 p, 65.0 KB Formação continuada de professores para o uso das ferramentas da comunicação no ensino de ciências / Bizerril, Marcelo (Universidade de Brasília (Brasil). Faculdade UnB Planaltina)
As ferramentas e produtos da comunicação têm importante papel no ensino de ciências na atualidade, tanto como estratégias para diversificar os processos de ensino e aprendizagem, quanto para fortalecer uma consciência crítica no educando em relação ao poder e ao papel da mídia na sociedade. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 410-414 (Innovacions didàctiques)  
75.
5 p, 112.8 KB Que conhecimentos e habilidades estão em teste no enem? : Análise de Performance Induzida Reversa / Bizzo, Nelio (Universidade de São Paulo. Faculty of Education and EDEVO Research Nucleus) ; Santos-Gouw, Ana Maria (Universidade de São Paulo. Faculty of Education and EDEVO Research Nucleus) ; Garcia, Paulo Sérgio (Universidade de São Paulo. Faculty of Education and EDEVO Research Nucleus) ; Monteiro, Paulo Henrique Nico (Universidade de São Paulo. Faculty of Education and EDEVO Research Nucleus) ; Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant (Universidade Federal de Santa Maria)
Two instruments based on real questions of the Brazilian National Exam ("ENEM") were presented to two randomized groups of high school students. One group received real questions (n=1,631), and the other received the same questions (n=1,400) with abridged context information, but with the same command and alternatives. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 415-419 (Innovacions didàctiques)  
76.
4 p, 73.8 KB Competencia en el uso de pruebas en la modelización de la cuenca sedimentaria de As Pontes / Blanco Anaya, Paloma (Universidade de Santiago de Compostela. Departamento de Didáctica das Ciencias Experimentais) ; Díaz de Bustamante, Joaquín (Universidade de Santiago de Compostela. Departamento de Didáctica das Ciencias Experimentais)
Este estudio analiza la resolución de un problema de modelización en un contexto real, la cuenca sedimentaria de As Pontes (Galicia). La actividad requiere interpretar los datos e integrarlos en las justificaciones durante diseño y la reconstrucción de la cuenca. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 420-423 (Innovacions didàctiques)  
77.
5 p, 76.7 KB Ideias sobre evolução de professores de biologia em formação inicial / de Andrade, M. A Bologna Soares (Universidade Estadual de Londrina (Brasil)) ; de Andrade, Soares (Universidade Estadual de Londrina (Brasil)) ; Meglhioratti, F. Aparecida (Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Brasil)) ; Caldeira, A. M. Andrade (Universidade Estadual Paulista (Brasil))
O conceito de evolução biológica é considerado um elemento integrador tanto nas pesquisas biológicas como no ensino de biologia. Entretanto, as pesquisas na área de Ensino de Biologia evidenciam as dificuldades em ensinar e apreender esse conceito e na utilização do mesmo como elemento integrador na aprendizagem de conceitos biológicos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 424-428 (Innovacions didàctiques)  
78.
7 p, 1.1 MB Educação ambiental na dimensão virtual e interativa e sua contribuição para a conscientização ecológica / Bolzon, Lígia Maria (Colégio Estadual Izolda Rizzato Liuti (Brasil)) ; Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani (Universidade Estadual de Maringá (Brasil))
A questão ambiental desperta interesse, instigando reflexão e busca de soluções para os problemas da natureza. A pesquisa qualitativa, realizada em 2011, com alunos do Ensino Fundamental de uma Escola de Educação Básica de Indianópolis (PR), teve por objetivo verificar a viabilidade do uso do blog como ferramenta auxiliar na educação e disseminação de conhecimentos científicos e práticas ambientais conscientes. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 429-435 (Innovacions didàctiques)  
79.
7 p, 275.4 KB Dinâmica dos botões no ensino do equilíbrio de Hardy-Weinberg / Faria, Rafael César Bolleli (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Brasil)) ; Bonetti, Ana Maria (Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)) ; Goulart, Natália Miranda
O trabalho propôsapresentar umaprática entre botões metálicos (alelos de um indivíduo) para formar uma população. Para isso, foielaborada uma dinâmicade «Genética depopulações» capaz de abordar as frequências alélicas, genotípicas e fenotípicas, alémfatores evolutivos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 436-442 (Innovacions didàctiques)  
80.
5 p, 71.8 KB A temática ambiental e a educação para a cidadania : limites e possibilidades da metodologia da aprendizagem-serviço (APS) / Bonotto, Dalva Maria Bianchini (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
Considerando a importância da educação ambiental direcionada à construção da cidadania, objetivei identificar sentidos construídos em relatos de práticas de Aprendizagem-Serviço (ApS) voltadas a esse fim, discutindo seus limites e possibilidades. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 443-447 (Innovacions didàctiques)  
81.
6 p, 77.9 KB Estratégias de formação continuada de professores : análise de uma experiência / Bonzanini, Taitiâny Kárita (Universidade de São Paulo (Brasil)) ; Bastos, Fernando (Universidade Estadual Paulista (Brasil))
O objetivo deste artigo é discutirparte dos resultados de uma pesquisa sobre formação continuada de professores envolvendo um curso de 40 horas, onde eram abordados conhecimentos relacionados aos avanços recentes da genética. [...]
The purpose of this article is to discuss some of the results of a survey of teacher continuing education involving a course of 40 hours, where they were addressed knowledge related to recent advances in genetics. [...]

2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 448-453 (Innovacions didàctiques)  
82.
5 p, 70.5 KB Processos interativos na formação de professores em um curso semipresencial de licenciatura em ciências / Bonzanini, Taitiâny Kárita (Universidade de São Paulo (Brasil)) ; Piotto, Katherine Batagin (Universidade de São Paulo (Brasil)) ; Teixeira, Reinaldo Chaves (Universidade de São Paulo (Brasil)) ; Penha, Helen Penha (Universidade de São Paulo (Brasil)) ; Bidinoto, Vanessa Minuzzi (Universidade de São Paulo (Brasil))
A partir da observação participante,acompanhou-se dois semestres de aulas de um curso de licenciatura em Ciências semipresencial, com atenção especial voltada às atividades online, vídeo aulas disponibilizadas aos discentes, material escrito presente no ambiente virtual de aprendizagem, assim como as discussões realizadas entre alunos e tutores nos fóruns. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 454-458 (Innovacions didàctiques)  
83.
4 p, 68.5 KB Educação em ciências com orientação ctsa construção de um instrumento de análise das orientações curriculares / Fernandes, Isabel (Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação) ; Pires, Delmina (Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação) ; Villamañán Olfos, Rosa María (Universidad de Valladolid. Facultad de Educación y Trabajo Social)
A grande finalidade da perspetiva CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) é o desenvolvimento da literacia científica nos alunos, preparando-os para o exercício de uma cidadania ativa e consciente, dotando-os de capacidades que lhes permitam compreender os avanços científicotecnológicos e tornando-os capazes de utilizar essas capacidades em contextos reais. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 459-462 (Innovacions didàctiques)  
84.
4 p, 2.3 MB A ciência e a tecnologia para os estudantes brasileiros : percepções / da Cunha, Marcia Borin (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Peres, Olga Maria Ritter (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Giordan, Marcelo (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Duncke, Angela Camila Pinto (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; da Silva, Alex Sander (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Marques, Glessyan de Quadros (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Bertoldo, Raquel Roberta (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Nos anos de 2010 e 2011 realizamos uma pesquisa nacional para verificar as percepções dos estudantes brasileiros sobre temas relacionados à ciência e tecnologia. Esta investigação buscou averiguar como os jovens em idade escolar (Ensino Médio) percebem a ciência e a tecnologia em suas vidas, considerando-se que estas percepções têm influencia na formação dos conceitos científicos escolares e na forma como os jovens relacionam-se com a ciência (Teoria Sociocultural de Vygotsky). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 463-466 (Innovacions didàctiques)  
85.
7 p, 170.8 KB El recuerdo de los futuros profesores de secundaria sobre sus profesores de Biología y Geología en educación secundaria / Borrachero Cortes, Ana Belén (Universidad de Extremadura) ; Costillo Borrego, Emilio (Universidad de Extremadura) ; Bermejo Garcia, Maria Luisa (Universidad de Extremadura)
Con este trabajo se pretende conocer si el recuerdo que poseen los egresados de diferentes carreras científicas sobre la actitud y la metodología que usaban sus profesores de Biología y Geología (ESO) ha podido influir en su elección de carrera. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 467-473 (Innovacions didàctiques)  
86.
6 p, 75.6 KB Evidências das aprendizagens em ciências e biologia em atividades de produção de animação com massa de modelar usando a técnica stop-motion / Bossler, Ana Paula (Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Brasil)) ; Caldeira, Pedro Zany (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (Portugal))
Este trabalho apresenta a análise de dados coletados durante a realização de workshops com o objetivo de instrumentalizar os participantes quanto à produção de animações sobre conteúdos científicos usando a técnica stop-motion, em que se obtém movimento através da sequência de fotografias. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 474-479 (Innovacions didàctiques)  
87.
5 p, 72.2 KB A emoção na mediação do conhecimento científico em programas com finalidade educativa declarada / Bossler, Ana Paula (Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Brasil)) ; Costa, Valdina (Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Brasil)) ; Rodrigues, Vânia (Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Brasil)) ; Caldeira, Pedro Zany (ISEC (Portugal))
Para esse artigo analisamos o programa educativo de televisão Globo Ecologia, de maneira a verificar como a emoção é incluída (ou não) no discurso sobre ciência, buscando localizar no discurso as marcas patêmicas. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 480-484 (Innovacions didàctiques)  
88.
6 p, 390.2 KB Modelos e modelagem na sala de aula : refletindo sobre o processo de construção do conhecimento científico / Braga, Marco (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Brasil)) ; Toledo, Carlos (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Brasil))
Os modelos estão presentes dentro da ciência e dentro do ensino de ciências. Entretanto, a discussão mais aprofundada da realidade desses modelos assim como a sua construção estão afastados das aulas de ciências. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 485-490 (Innovacions didàctiques)  
89.
5 p, 79.0 KB Contextualização no ensino : casos da educação matemática / de Melo, Thiago Branas (Instituto Federal do Rio de Janeiro)
Este texto tem como objetivo discutir a contextualização no ensino. Para tanto, resgata-se na bibliografia uma breve revisão sobre o tema, diferenciando a cotidianização no ensino da contextualização no ensino. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 491-495 (Innovacions didàctiques)  
90.
6 p, 124.5 KB Competências docentes e a formação de professores de ciências / Briccia, Viviane (Universidade Estadual de Santa Cruz (Brasil)) ; Carvalho, Anna Maria Pessoa (Universidade de São Paulo)
Este trabalho analisa práticas e reflexões de um grupo de professoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, envolvidas em um projeto de formação continuada, a partir de uma proposta de Ensino por Investigação. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 496-501 (Innovacions didàctiques)  
91.
6 p, 282.5 KB Progresiones y obstáculos en la práctica de aula de profesores universitarios en activo de ciencias : aspectos relacionados con el aprendizaje científico / Briceño Martínez, John Jairo (Colombia. Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones. Programa Computadores para Educar) ; Benarroch Benarroch, Alicia (Universidad de Granada. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales)
¿Es posible progresar en las concepciones y creencias del profesorado universitario en activo de ciencias sobre Aprendizaje Científico? ¿Es importante este conocimiento para sus prácticas de enseñanza? Estas preguntas son algunas de las que se plantean en este trabajo realizado con tres profesores universitarios de Bogotá (Colombia), que cursaron una de las actividades titulada Supervisión Dirigida B hacia la mejora de la práctica en el aula a través de la reflexión y la argumentación y que, junto a otros 6 profesores más, habían participado en un curso previo reflexivo acerca de sus concepciones y creencias. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 502-507 (Innovacions didàctiques)  
92.
5 p, 69.5 KB Algunas ideas para trabajar la sostenibilidad desde un enfoque del desarrollo humano / Briceño Martínez, John Jairo (Colombia. Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones)
Este trabajo recoge la experiencia de más de dos años en el que se realizaron acciones en procura de enfrentar la denominada emergencia planetaria. Área Educada en la administración 2009-2011 del Área Metropolitana del Valle de Aburrá en Antioquia se propuso como reto principal sensibilizar a toda una región de más de 3 millones de habitantes frente la importancia del cuidado del ambiente. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 508-512 (Innovacions didàctiques)  
93.
5 p, 64.9 KB Progresiones y obstáculos de profesores universitarios en activo de ciencias. aspectos relacionados con la naturaleza de la ciencia / Briceño Martínez, John Jairo (Colombia. Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones. Programa Computadores para Educar) ; Benarroch Benarroch, Alicia (Universidad de Granada. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales)
Este trabajo se inserta en una investigación más amplia de corte cualitativa cuantitativa, comenzada en el 2009, sobre la formación de profesores universitarios en activo de ciencias de la Corporación Universitaria Iberoamericana en Bogotá (Colombia), realizada con el apoyo institucional de la misma. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 513-517 (Innovacions didàctiques)  
94.
5 p, 156.1 KB Clubes de ciências vinculados ao projeto enerbio – energia da transformação : promotores da alfabetização científica de estudantes clubistas do ensino médio em Blumenau, Santa Catarina - Brasil / Buch, Gisele (Fundação Universidade Regional de Blumenau (Brasil)) ; Longhi, Adriana (Fundação Universidade Regional de Blumenau (Brasil)) ; Menezes, Celso (Fundação Universidade Regional de Blumenau (Brasil)) ; Schroeder, Edson (Fundação Universidade Regional de Blumenau (Brasil))
Apresentamos a implantação e desenvolvimento de quatro Clubes de Ciências em escolas de ensino médio de Blumenau, Brasil, a partir do Projeto "ENERBIO" – Energia da Transformação. Entre os objetivos está a fomentação do espírito investigativo e inventivo dos estudantes sobre a temática biocombustíveis e suas tecnologias, por intermédio de atividades e projetos realizados. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 518-522 (Innovacions didàctiques)  
95.
6 p, 91.6 KB Aplicação de uma abordagem histórico-epistemológica, com aportes axiológicos, para o ensino de "evolução biológica" nos anos finais do ensino básico brasileiro / Lucas, Lucken Bueno (Universidade Estadual do Norte do Paraná (Brasil)) ; Batista, Irinéa de Lourdes (Universidade Estadual de Londrina (Brasil))
Neste artigo apresentamos resultados de um trabalho de construção e aplicação de uma proposta didática voltada ao ensino do tema ‘evolução biológica', nos anos finais do Ensino Básico. Diante de pesquisas que mostram diversos problemas no ensino desse assunto, realizamos um estudoqualitativo com aportes da Didática da Ciência que resultou em uma revisão teórico-metodológica do tema abordado, uma síntese histórico-epistemológica do Darwinismo e sua análise axiológica, subsidiando a elaboração de uma sequência didática. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 523-528 (Innovacions didàctiques)  
96.
6 p, 73.4 KB Las concepciones didácticas de los maestros en formación : una actividad sobre la energía en educación primaria / Bugallo Rodríguez, Ánxela (Universidade da Coruña) ; Rivadulla López, Juan Carlos (Universidade da Coruña) ; González Rodríguez, Concepción (Universidade da Coruña)
En este trabajo se analizan los resultados de la aplicación de una actividad de formación docente para estudiantes del grado de Maestro en Educación Primaria. La actividad es una práctica en la que el alumnado debe diseñar una prueba experimental para simular la formación de una nube, identificar los factores que inciden en esa formación y señalar las potencialidades educativas de esta actividad para el tercer ciclo de Educación Primaria. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 529-534 (Innovacions didàctiques)  
97.
6 p, 200.8 KB Sequência didática com o uso de objetos de aprendizagem como auxílio ao desenvolvimento do pensamento crítico na aprendizagem de termodinâmica no ensino médio / Bulegon, Ana Marli (Centro Universitário Franciscano (Brasil)) ; Tarouco, Liane Margarida Rochembach (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil))
Este artigo apresenta uma sequência didática (SD) com o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Termodinâmica. A SD foi planejada de acordo com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de Delizoicov e Angotti (1991) e disponibilizada aos estudantes no MOODLE por meio do software de autoria eXe Learning. [...]
This paper presents a didactic sequence (SD) with the use of Learning Objects (OA) on Thermodynamics. The SD was planned according to the methodology of Three Pedagogical Moments (TMP) of Delizoicov and Angotti (1991) and made available to students in MOODLE through eXe Learning authoring software. [...]

2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 535-540 (Innovacions didàctiques)  
98.
5 p, 67.1 KB Melhoria e desenvolvimento da educação científica nos textos das políticas educacionais brasileiras para a educação básica entre 2003 a 2012 / Cabrera, Cristina Renata (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)) ; Lunardi, Luciana Maria Campos (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brazil))
O presente estudo tem como foco a concepção adotada para os termos melhoria e desenvolvimento da educação científica em textos das políticas educacionais da educação básica, do sistema de ensino brasileiro, da última década. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 541-545 (Innovacions didàctiques)  
99.
5 p, 170.1 KB Metacognición en la enseñanza y en el aprendizaje de conceptos en Química Orgánica / Cadavid Alzate, Valentina (Universidad de Caldas (Colòmbia)) ; Tamayo Alzate, Oscar Eugenio (Universidad de Caldas (Colòmbia))
Esta investigación indaga el rol que cumple la metacognición y la Inteligencia Visoespacial en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la química orgánica. Se estudia la relación que existente entre las habilidades viso-espaciales y el desempeño de los estudiantes en la solución de ejercicios en estereoquímica, los cuales se caracterizan por su alto contenido espacial. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 546-550 (Innovacions didàctiques)  
100.
6 p, 92.1 KB Avances en la formación inicial de maestros de matemáticas a través de la educación para la sostenibilidad / Calabuig Serra, Teresa (Universitat de Girona) ; Alsina i Pastells, Ángel (Universitat de Girona) ; Geli de Ciurana, Anna M. (Universitat de Girona)
El objetivo de este estudio es contribuir a la mejora de la formación inicial de maestros de matemáticas a través de la educación para la sostenibilidad. Tras tomar como referencia los resultados del Estudio Internacional TEDS-M sobre la formación inicial en matemáticas de los maestros, en el que los conocimientos en matemáticas y didáctica de la matemática de los futuros maestros españoles se sitúan por debajo de la media, se propone una revisión de los programas de didáctica de la matemática del Grado de Maestro en Educación Primaria para incorporar en ellos criterios de la educación para la sostenibilidad. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 551-556 (Innovacions didàctiques)  

Enseñanza de las ciencias : 679 registres trobats   1 - 100següentfinal  anar al registre:
Us interessa rebre alertes sobre nous resultats d'aquesta cerca?
Definiu una alerta personal via correu electrònic o subscribiu-vos al canal RSS.