Enseñanza de las ciencias

Enseñanza de las ciencias 678 registres trobats  1 - 100següentfinal  anar al registre: La cerca s'ha fet en 0.02 segons. 
1.
5 p, 401.2 KB Evolución de los modelos explicativos sobre el concepto de fagocitosis en estudiantes universitarios / Orrego Cardozo, Mary (Universidad Nacional de Colombia) ; López Rúa, Ana Milena (Universidad Autónoma de Manizales (Colòmbia))
En esta investigación se describen los modelos que tienen estudiantes sobre inmunología, específicamente sobre el proceso de fagocitosis. En primer lugar, describimos los modelos explicativos empleados por los estudiantes; en segundo lugar, identificamos los diferentes tipos de obstáculos frente al aprendizaje de este concepto. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 2622-2626 (Innovacions didàctiques)  
2.
5 p, 84.1 KB A atividade experimental no ensino de ciências para crianças no Brasil : uma investigação com professores / Moraes, Fabricio Vieira (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Brasil). Faculdade de Ciências) ; SilvaDiniz, Renato Eugênio da (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Brasil). Instituto de Biociências)
A alfabetização científica deve se impor como uma dimensão essencial de uma cultura para a cidadania. Iniciá-la nos anos iniciais do ensino fundamental (alunos de 6 a 10 anos) pode contribuir para a formação do indivíduo que compreende as ciências e o mundo ao seu redor. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3817-3821 (Innovacions didàctiques)  
3.
5 p, 79.7 KB Enseñanza-aprendizaje por indagación de los contenidos relativos a la salud en el grado de educación primaria / Charro Huerga, Esther (Universidad de Valladolid. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales) ; Charro, Elena (Universidad de Valladolid. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales) ; Gómez Niño, Ángela (Universidad de Valladolid. Departamento de Biología Celular, Histología y Farmacología)
En este trabajo se quiere poner de manifiesto la importancia que conlleva una adecuada formación del futuro profesor de educación primaria en los contenidos del ámbito de la salud. Se analiza cómo tiene lugar la enseñanza de estos contenidos dentro del ámbito universitario en la Universidad deValladolid, en relación a los planes de estudio actuales así como a la legislación existente del currículum de educación primaria. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3812-3816 (Innovacions didàctiques)  
4.
5 p, 77.5 KB O currículo de química no ensino de ciências : uma análise sob a perspectiva dos professores / Bortulucci Zanardi, Fabrício ; Andrade, Joana de Jesus de ; Fonseca, Sérgio César da
Analisamos o desenvolvimento do currículo de Química do 9o ano do E. F. e sua relação com o 1o ano do E. M. , a partir do discurso dos professores que lecionam a Química nessas séries. Para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas coletivas e individuas com professoresque lecionam a disciplina de química para as respectivas séries. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3807-3811 (Innovacions didàctiques)  
5.
6 p, 196.7 KB O acesso ao conhecimento pedagógico do conteúdo de "cinética enzimática" de um professor do ensino superior a partir de narrativas sobre sua prática docente / Novais, Robson Macedo (Universidade de São Paulo (Brasil)) ; Fernández, Carmen (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Química)
Nesse trabalho explicitamos indícios do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) sobre a matéria "cinética enzimática" de um professor do Ensino Superior. Para isso realizamos entrevistas que foram registradas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas utilizando como referencial a concepção de PCK de Grossman (1990). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3801-3806 (Innovacions didàctiques)  
6.
5 p, 78.2 KB Evaluación formativa y trabajo autónomo, en el ámbito de las ingenierías / Zubimendi Herranz, José Luis (Universidad del País Vasco) ; Ruiz Ojeda, María Pilar (Universidad del País Vasco) ; Almudí García, José Manuel (Universidad del País Vasco) ; Ceberio Gárate, Mikel (Universidad del País Vasco)
Se ha puesto en práctica una innovación educativa con estudiantes de primer curso del Grado en Ingeniería. El proceso de intervención seguido, se ha adaptado a las características propias de las asignaturas del área de Ciencias Experimentales, con especial énfasis en la utilización de procedimientos acordes con la metodología científica. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3796-3800 (Innovacions didàctiques)  
7.
5 p, 74.7 KB Aplicação de atividades investigativas na disciplina de ciências : estudo de caso para a formação docente / Freitas Zompero, Andreia de (Unopar) ; Sampaio Figueiredo, Helenara Regina (Unopar)
Neste artigo, apresentamos uma análise da atuação de uma aluna do curso de Pedagogia, integrante de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências, durante a aplicação de atividade investigativa com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na cidade de Londrina - PR. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3791-3795 (Innovacions didàctiques)  
8.
6 p, 79.6 KB Identificando saberes da docência na formação inicial de licenciandos participantes do pibid de Biologia sob a perspectiva do ensino por investigação / Zia, Ingrid Caroline de Almeida (Universidade Federal do ABC (Brasil)) ; Silva, Rosana Louro Ferreira (Universidade Federal do ABC (Brasil)) ; Scarpa, Daniela Lopes (Universidade Federal do ABC (Brasil))
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa para a formação de professores, onde Universidades e escolas realizam pesquisas colaborativas. O subprojeto de Biologia da Universidade Federal do ABC se utiliza do ensino por meio da investigação, em escolaspúblicas do Município de Santo André/SP. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3785-3790 (Innovacions didàctiques)  
9.
5 p, 81.2 KB Elaboração de situações problemas por estudantes de pós-graduação em Química : implicações na prática educativa / Zanon, Dulcimeire Ap. Volante (Universidade Federal de São Carlos (Brasil)) ; Queiroz, Salete (Universidade Federal de São Carlos (Brasil))
Esta pesquisa teve como objetivo investigar situações-problema elaboradas por pós-graduandos em Química ao final do período letivo de uma disciplina pedagógica. A disciplina destina-se a aprimorar a sua formação para a atividade didática de graduação. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3780-3784 (Innovacions didàctiques)  
10.
5 p, 77.3 KB Instrumentos antigos para o ensino de Física : o tubo de Newton e seu uso no passado / Senzi Zancul, Maria Cristina de (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Brasil)) ; Almeida, Maria José P. M. (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Brasil)) ; Viveiro, Alessandra Aparecida (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Brasil))
O objetivo deste estudo é buscar compreender aspectos do trabalho experimental no ensino de Física no Brasil no passado, focalizando um instrumento antigo - o tubo de Newton. Considerando que a partir da Reforma Francisco Campos, em 1931, houve uma expansão do ensino secundário brasileiro e um aumento da presença de disciplinas científicas no currículo desse curso, examinamos as recomendações oficiais para o ensino de Física de 1931até 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3775-3779 (Innovacions didàctiques)  
11.
6 p, 320.2 KB Motivaciones, expectativas y retos de los adultos al regresar a la escuela en la ciudad de Bogotá D.C, Colombia / Bonilla Peña, Karen Johanna (Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotà, Colòmbia)) ; Zambrano González, Néstor Alexander (Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotà, Colòmbia))
En este artículo se presentan algunas motivaciones, expectativas y retos que encuentran los adultos al regresar al Sistema Educativo Colombiano -específicamente en Bogotá-, y se identifican algunos aspectos que requieren modificación dentro del modelo de formación previsto para ellos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3769-3774 (Innovacions didàctiques)  
12.
5 p, 83.5 KB Concepções de ciência presentes na divulgação e nas práticas de instituições não formais de ensino de ciências / Aragão, Thayse Zambon Barbosa (Universidade Estadual de Campinas (Brasil)) ; Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça (Universidade Estadual de Campinas (Brasil))
Partindo da questão geral"De que forma instituições de ensino não formal, museus e centros de ciências, pensam, divulgam e ensinam ciências, suas concepções e paradigmas?"buscou-se investigar e analisar a forma pela qual três importantes instituições de ensino não formal de ciências no Brasil atuam neste tema, tomando por base, inicialmente, a proposta teórica formulada por Thomas Kuhn. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3764-3768 (Innovacions didàctiques)  
13.
6 p, 211.3 KB Perfil académico y actitud sobre la Geología/Geodiversidad en el profesorado de ciencias de la ESO / Zamalloa Echevarría, Teresa (Universidad del País Vasco. Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Ciencias Experimentales y Sociales) ; Sanz Alonso, Josu (Universidad del País Vasco. Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Ciencias Experimentales y Sociales) ; Maguregi González, Gurutze (Universidad del País Vasco. Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Ciencias Experimentales y Sociales) ; Echevarría Ugarte, Isabel (Universidad del País Vasco. Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Ciencias Experimentales y Sociales) ; Fernández Alonso, María Dolores (Universidad del País Vasco. Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Ciencias Experimentales y Sociales)
El presente trabajo explora el perfil académico y la actitud sobre la geología/geodiversidad en el profesorado de Ciencias de la ESO. Un estudio llevado a cabo en el territorio histórico de Bizkaia en el que ha participado un total de 82 de profesores/as. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3758-3763 (Innovacions didàctiques)  
14.
5 p, 84.2 KB Elaboração de perguntas como estratégia leitora : contribuições à formação docente inicial em química a partir de ações em um programa brasileiro de iniciação à docência / Yamashita, Miyuki (Universidade Federal de Rondônia (Brasil)) ; Wilmo, Ernesto Francisco Junior (Universidade Federal de Alagoas (Brasil)) ; Welington, Francisco (Universidade Federal de Tocantins (Brasil))
Esta pesquisa investigou contribuições e potencialidades da elaboração de perguntas como estratégia leitora de textos relacionados à química ou sua educação. O estudo foi realizado com estudantes em formação inicial participantes de um programa de iniciação à docência. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3753-3757 (Innovacions didàctiques)  
15.
5 p, 80.1 KB Articulações entre complexidade e meio ambiente : propostas para o ensino de física / Watanabe-Caramello, Giselle (Universidade Federal do ABC (Brasil)) ; Kawamura, Maria Regina Dubeux (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Física)
A perspectiva complexidade no tratamento das questões longe do equilíbrio vem ganhando espaço nas reflexões acerca das aulas de Ciências. Isso se deve, principalmente, pela dificuldade de se encontrar respostas exatas aos problemas dinâmicos e complexos, a exemplo das mudanças climáticas. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3748-3752 (Innovacions didàctiques)  
16.
6 p, 91.2 KB Construção de saber docente interdisciplinar : uma pesquisa realizada por professores e alunos do ensino médio / Walvy, Ophelio Walkyrio de Castro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Brasil))
A presente pesquisa mostra como se desenvolveu a relação entre professores-pesquisadores de Matemática e Física para a construção de saber docente interdisciplinar. Esses professores-pesquisadores foram os principais personagens deste estudo em um mesmo ambiente - Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3742-3747 (Innovacions didàctiques)  
17.
5 p, 82.9 KB Creencias de profesores sobre la naturaleza epistemológica de los conceptos y las relaciones entre conceptos científicos / Wainmaier, Cristina (Universidad Nacional de Quilmes (Argentina)) ; Speltini, Cristina (Universidad Tecnológica Nacional (Argentina). Facultad Regional Avellaneda)
Por diferentes motivos el estudio vinculado con las creencias de los docentes sobre la naturaleza de la ciencia, es uno de los temas prioritarios de la investigación educativa en ciencia, desde hace tiempo. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3737-3741 (Innovacions didàctiques)  
18.
5 p, 80.0 KB A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização : reflexões e perspectivas para exploração da natureza da ciência / Viveiro, Alessandra Aparecida (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)) ; De Senzi Zancul, Maria Cristina (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil))
O objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3732-3736 (Innovacions didàctiques)  
19.
6 p, 136.1 KB Aprendizaje de la Química a partir de problemas planteados en el contexto de la industria azucarera con enfoque CTS / Villamañán, Rosa M. (Universidad de Valladolid. Facultad de Educación) ; Chamorro, Cesar (Universidad de Valladolid. Facultad de Educación) ; Mondéjar, María E. (Universidad de Valladolid. Facultad de Educación) ; Delgado-Iglesias, Jaime (Universidad de Valladolid. Facultad de Educación)
Este trabajo pretende fomentar el aprendizaje de la Química en el alumnado de educación secundaria a través del contexto de la industria azucarera y lograr una cultura científico-tecnológica, a partir de contenidos científicos de actualidad relacionados con su vida diaria y con el contexto social en el que viven. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3726-3731 (Innovacions didàctiques)  
20.
4 p, 77.3 KB Conceptos geométricos implicados en el aprendizaje de la anatomia del tallo / Vílchez B., Ángel (Universidad del Zulia (Veneçuela)) ; Arteaga Quevedo, Yannett (Universidad del Zulia (Veneçuela))
Este trabajo tuvo como objetivos: identificar conceptos geométricos implicados en el aprendizaje de la anatomía del tallo y develar el nivel de conocimiento de estos conceptos. Teóricamente está sustentada en la importancia y el modo de estructurar el aprendizaje de la geometría. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3722-3725 (Innovacions didàctiques)  
21.
5 p, 81.4 KB Contribución de la educación científica a la apropiación de los objetivos de desarrollo sostenible / Vilches Peña, Amparo (Universitat de València) ; Gil Pérez, Daniel (Universitat de València) ; Calero Llinares, María (Universitat de València)
Durante la Cumbre de la Tierra Rio+20, celebrada en junio de 2012, se puso en marcha un ambicioso proceso para definir unos Objetivos del Desarrollo Sostenible (ODS) capaces de orientar la necesaria y urgente transición a la sostenibilidad de nuestras sociedades. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3717-3721 (Innovacions didàctiques)  
22.
6 p, 87.8 KB Análisis de las motivaciones, expectativas y objetivos de los docentes en sus visitas al Museo de Ciencias Naturales de Barcelona / Viladot, Pere (Museu de Ciències Naturals de Barcelona)
Cuatro años atrás, se presentó en este mismo escenario, el resultado de un estudio realizado respecto de las motivaciones, expectativas y objetivos de los docentes cuando planificaban visitas con sus alumnos al Museo de Ciencias Naturales de Barcelona entonces con una única sede. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3711-3716 (Innovacions didàctiques)  
23.
6 p, 168.6 KB Análisis del uso del VLE Moodle por parte del alumnado universitario del grado de educación primaria de la UB de la asignatura de Aprendizaje y Enseñanza de las Ciencias Naturales / Vila Merino, Bàrbara ; Caminal de Mingo, Albert ; García Wehrle, Paloma ; Puigcerver Oliván, Manuel
En el presente estudio se analiza el uso del aula virtual Moodle por parte del alumnado de la asignatura presencial « Aprendizaje y Enseñanza de las Ciencias Naturales» del Grado de Educación Primaria de la Universidad de Ba rcelona para comprovar su uso didáctico en el campo de la enseñanza de las ciéncias. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3705-3710 (Innovacions didàctiques)  
24.
4 p, 87.1 KB O exame nacional do ensino médio (Brasil) 2004-2011 : os itens sobre energia / Viggiano, Esdras (Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Brasil)) ; Mattos, Cristiano (Universidade de São Paulo (Brasil)) ; Barboza, Luciana Caixeta (Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Brasil))
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criando em 1998 com a finalidade de avaliar o sistema educacional brasileiro e como alternativa para ingresso no ensino superior. Em 2009, foi implementado o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o qual remodelou o exame, valorizando a função de seleção para o ensino superior do Enem. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3701-3704 (Innovacions didàctiques)  
25.
5 p, 83.9 KB Obstáculos epistemológicos sobre sistemática biológica desde la perspectiva docente en la Universidad de Los Andes / Simancas, María Vielma (Universidad de Los Andes) ; Contreras, Ivón (Universidad de Los Andes) ; Escalona, José (Universidad de Los Andes) ; Bianchi, Guillermo (Universidad de Los Andes) ; López, Wilmer (Universidad de Los Andes)
El estudio de la diversidad natural es fundamental por estos días donde se habla de extinciones y dramatismo ambiental. Nuestro objetivo fue identificar los obstáculos epistemológicos sobre sistemática biológica en estudiantes universitarios desde la visión de los docentes de la Universidad de Los Andes. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3696-3700 (Innovacions didàctiques)  
26.
5 p, 78.9 KB A formação em didática das ciências com comunidades online / Vieira, Rui Marques (Universidade de Aveiro (Portugal)) ; Tenreiro Vieira, Celina (Universidade de Aveiro (Portugal))
A formação em Didáticas das Ciências, com a implementação do processo de Bolonha em Portugal, passou a ter uma iniciação no 1º ciclo (Licenciatura) e o seu aprofundamento no 2º ciclo (Mestrado). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3691-3695 (Innovacions didàctiques)  
27.
6 p, 134.8 KB Estratégias de ensino e aprendizagem e a promoção de capacidades de pensamento crítico / Tenreiro Vieira, Celina (Universidade de Aveiro (Portugal). Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores) ; Vieira, Rui Marques (Universidade de Aveiro (Portugal). Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores)
Na Educação em Ciências defende-se a promoção do Pensamento Crítico (PC) de todos para que sejam capazes de resolver problemas de tomar decisões bem informadas sobre Ciência e Tecnologia. Para tal, os vários elementos, como as estratégias de ensino, devem ser explicitamente orientados para o desenvolvimento do PC. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3685-3690 (Innovacions didàctiques)  
28.
5 p, 83.2 KB Temas de física para o ensino médio com enfoque CTS (ciência-tecnologia-sociedade) / Vianna, Denise (Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Instituto de Física)
Apresentamos uma proposta de ensino de Física tendo por base princípios no enfoque CTS, contextualizando e apresentando temas com questões e problemas para que os alunos se sintam inseridos num ambiente investigativo, mais próximo de seu cotidiano. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3680-3684 (Innovacions didàctiques)  
29.
5 p, 79.0 KB A identificação de indicadores de alfabetização científica e a formação continuada de professores / Versuti-Stoque, Fabiana Maris (Universidade de São Paulo (Brasil). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Lopes Junior, Jair (Universidade de São Paulo (Brasil). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Yamada, Mayumi (Universidade de São Paulo (Brasil). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto)
Actitud hacia la ciencia ; alfabetización científica ; enseñanza de las cienciasO objetivo deste trabalho consistiu em analisar se as interações discursivas registradas no desenvolvimento de uma sequência didática de biologia por uma professora em processo de formação continuada evidenciariam a presença de indicadores de alfabetização científica. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3675-3679 (Innovacions didàctiques)  
30.
6 p, 171.4 KB La educación científica : percepción de los alumnos al finalizar educación primaria / Verde Romera, Ana Mª (Universidad de Valladolid. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales) ; Pablos Miguel, Marta (Universidad de Valladolid. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales) ; López Luengo, Mª Antonia (Universidad de Valladolid. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales) ; Vallés Rapp, Cristina (Universidad de Valladolid. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales)
Este trabajo pretende poner de manifiesto las actitudes de los alumnos al finalizar la Educación Primaria hacia la Ciencia, así como su percepción de cómo trabajaron las ciencias en esta etapa. Para ello hemos utilizado cuestionarios, previamente validados, con alumnos de dos Centros Educativos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3669-3674 (Innovacions didàctiques)  
31.
7 p, 161.9 KB Experiencia de uso de ECATHS en Quimica Inorgánica / Vera, María I. (Universidad Nacional del Nordeste (Argentina)) ; Montiel, Graciela M. (Universidad Nacional del Nordeste (Argentina)) ; Petris, Raquel H. (Universidad Nacional del Nordeste (Argentina)) ; Stoppello, Marta G. (Universidad Nacional del Nordeste (Argentina)) ; Giménez, Liliana I. (Universidad Nacional del Nordeste (Argentina))
Es objetivo de esta comunicación presentar los resultados de una encuesta en la que se indagó en alumnos ingresantes a carreras de orientación química sobre el uso y la utilidad del espacio virtual Ecaths creado en el año 2012 en la Asignatura Química Inorgánica, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales y Agrimensura de la Universidad Nacional del Nordeste (Argentina). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3662-3668 (Innovacions didàctiques)  
32.
6 p, 171.4 KB Sistemas lineares na engenharia : conceito, significados e situação didática / Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de (Instituto Federal do Espírito Santo (Brasil))
Sistemas lineares são importante ferramenta de decisão nas engenharias. Foi estudado tal conceito e produção de significados de 190 estudantes das engenharias, por meio de análise qualitativa e quantitativa, à luz, principalmente, de teorias sócio-históricas e da didática da Matemática. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3656-3661 (Innovacions didàctiques)  
33.
7 p, 201.4 KB La evaluación como objeto complejo de investigación : estudio de un caso de larga duración / Vázquez Bernal, Bartolomé (Universidad de Huelva. Departamento de Ciencias Integradas) ; Mellado Jiménez, Vicente (Universidad de Extremadura. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Matemáticas) ; Taboada Leñero, Mª Carmen (IES Diego Macías, Calañas (Huelva))
Se presenta un estudio de caso de una profesora de enseñanza secundaria de ciencias experimentales. El objeto de estudio se centra en la evaluación (qué evaluar, para qué, cómo y quiénes participan), desde una visión compleja del conocimiento profesional y se desarrolla en dos fases diferentes, relacionadas con la innovación escolar y el tipo de contenido que se implementa. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3649-3655 (Innovacions didàctiques)  
34.
7 p, 244.9 KB Factores que influyen sobre la elección de estudios superiores de Ciencias y Tecnología / Vázquez Alonso, Ángel (Universitat de les Illes Balears. Departament de Pedagogia Aplicada i Psicologia de l'Educació) ; Montesano de Talavera, Marisa (SENACYT) ; Austin, Ilsa (SENACYT)
El descenso de las vocaciones científicas constituye un problema en las sociedades actuales, y por ello, es relevante para la educación científica. Esta comunicación tiene como meta aportar datos que contribuyan a la comprensión de los factores que condicionan la elección de carreras de ciencias, tecnologías, ingenierías y matemáticas (CTIM) por los estudiantes, y en particular, por qué los jóvenes, y las mujeres jóvenes en particular, se alejan de elegir una educación CTIM en muchos lugares. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3642-3648 (Innovacions didàctiques)  
35.
5 p, 75.3 KB Secuencia de enseñanza aprendizaje sobre la naturaleza de la ciencia y la tecnología para la formación del profesorado de ciencias / Vázquez Alonso, Ángel (Universitat de les Illes Balears. Departament de Pedagogia Aplicada i Psicologia de l'Educació) ; Rodríguez Cruz, Adriana María (Universidad del Tolima (Colòmbia))
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3637-3641 (Innovacions didàctiques)  
36.
6 p, 143.9 KB O uso de episódio dos simpsons para o ensino de radioatividade em uma estratégia flexquest / De Vasconcelos, Flávia C. G. C. (Universidade de São Paulo (Brasil). Faculdade de Educação) ; Leão, Marcelo B. C. (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil). Departamento de Química) ; Arroio, Agnaldo (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil). Departamento de Química)
A FlexQuest apresenta em sua estrutura a incorporação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva que é uma teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, objetivando a proposição de estratégias para aquisição de níveis avançados do conhecimento. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3631-3636 (Innovacions didàctiques)  
37.
7 p, 139.6 KB O uso vídeos no ensino de química : análise da temática nas publicações da química nova na escola / Vasconcelos, Flávia C. G. C. de (Universidade de São Paulo (Brasil). Faculdade de Educação) ; Melo, Simone K. S. de (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; Arroio, Agnaldo (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; Leão, Marcelo B. C. (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil). Departamento de Química)
O presente trabalho apresenta o estado da arte referente a publicações sobre vídeos na revista Química Nova na Escola (QNEsc), uma das mais importantes publicações brasileiras no ensino de Química. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3624-3630 (Innovacions didàctiques)  
38.
6 p, 400.0 KB El aprendizaje basado en problemas como propuesta didáctica de educación ambiental para la sostenibilidad en formación inicial de profesorado / Varela Losada, María Mercedes (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Pérez Rodríguez, Uxío (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Álvarez Lires, María Mercedes (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Álvarez Lires, Francisco Javier (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte)
La integración de la Educación Ambiental para la Sostenibilidad en la escuela requiere nuevos enfoques metodológicos, que impliquen una visión globalizada de la problemática ambiental, que fomenten la participación y la movilización de competencias transversales. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3618-3623 (Innovacions didàctiques)  
39.
6 p, 407.6 KB Evolución de las concepciones sobre astronomía de profesorado en formación tras una intervención educativa conactivida desde simulación / Varela Losada, María Mercedes (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Pérez Rodríguez, Uxío (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Serrallé Marzoa, José Francisco (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte) ; Arias Correa, Azucena (Universidade de Vigo. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte)
En esta comunicación se estudia la persistencia de algunas concepciones alternativas sobre Astronomía de profesorado en formación tras el desarrollo de una intervención educativa con actividades de simulación: la modelización de los movimientos celestes con objetos y el uso de aplicaciones informáticas. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3612-3617 (Innovacions didàctiques)  
40.
6 p, 500.5 KB Formación inicial de educadores infantiles que enseñan Ciencia Naturales / Vallejo, Yolanda Catalina (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia)) ; Yolima Obregoso, Alba (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia)) ; Valbuena Ussa, E. (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia)) ; Orlay Valbuena, Edgar (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia))
En este trabajo se presentan los resultados de un estudio de caso múltiple, en el cual participaron tres docentes en formación inicial de Educación Infantil -0-8 años- (Bogotá-Colombia) que enseñan ciencias naturales en sus prácticas pedagógicas escolares. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3606-3611 (Innovacions didàctiques)  
41.
5 p, 91.9 KB A construção de indicadores de alfabetização científica na formação continuada de professores / Ratz, Sofia Valeriano Silva (Universidade de São Paulo (Brasil))
O uso do argumento e as interações discursivas no Ensino de Ciências e sua relação com o desenvolvimento de Alfabetização Científica (AC) vem sendo alvo de investigações nos últimos anos. No presente trabalho analisamos as interações discursivas em uma situação de formação continuada de professores relacionando as ações do formador e o desenvolvimento de indicadores de AC. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3601-3605 (Innovacions didàctiques)  
42.
6 p, 374.3 KB Construcción de los modelos sobre la electroquímica y su enseñanza / Valencia, R. ; Hurtado, J. ; Benavides, J. ; Muñoz, L. (Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas (Colòmbia))
Esta investigación presenta los principales resultados referentes a la aplicación de una propuesta didáctica acerca de Electroquímica, la investigación se sustenta en la necesidad de construir y transformar el conocimiento de forma científica, haciendo uso de la evolución histórica y epistemológica de la misma, así como la implementación de modelos para la enseñanza. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3595-3600 (Innovacions didàctiques)  
43.
7 p, 255.3 KB El coteaching como herramienta de avance de un proyecto de AICLE en primaria : un estudio realizado a través de las preguntas de las maestras / Valdés Sánchez, Laura (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Espinet, Mariona (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Aguas, Mercè (CEIP Ciutat d'Alba (Sant Cugat del Vallès, Catalunya)) ; Dallari, Lucia (CEIP Ciutat d'Alba (Sant Cugat del Vallès, Catalunya))
La comunicación relata los beneficios que aporta el coteaching, entendido como una técnica de enseñanza y aprendizaje en la que dos docentes comparten la responsabilidad y el espacio del aula, a un proyecto de Aprendizaje Integrado de Ciencias e Inglés de una escuela pública catalana de Primaria. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3588-3594 (Innovacions didàctiques)  
44.
7 p, 197.4 KB Dificultades de estudiantes de magisterio en el conocimiento de las fases de la luna a lo largo de una secuencia de indagación / Uskola Ibarluzea, Araitz (Universidad del País Vasco)
Este trabajo muestra las dificultades que presentan 84 estudiantes del Grado en Educación Primaria al representar las fases de la Luna, contenido a enseñar/aprender en el segundo ciclo de la Educación Primaria. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3581-3587 (Innovacions didàctiques)  
45.
6 p, 205.7 KB Influência de exposição interativa sobre ambiente marinho e sua biodiversidade nas concepções de meio ambiente de estudantes do ensino fundamental / Ursi, Suzana (Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências) ; Towata, Naomi (Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências) ; Katon, Geisly França (Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências) ; Berchez, Flávio (Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências)
Investigou-se as concepções de meio ambiente de estudantes que participaram de uma exposição sobre ambiente marinho, bem como possíveis modificações nessas concepções após a realização dessa atividade. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3575-3580 (Innovacions didàctiques)  
46.
5 p, 81.1 KB Programas guía de actividades y dificultades de aprendizaje / Umbarila Castiblanco, Ximena (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia))
La experiencia docente y la investigación en el campo de la enseñanza de las disoluciones muestran que este tema presenta dificultades para su aprendizaje por parte de los estudiantes. Tales dificultades, que han sido investigadas para explicarlas y buscar alternativas didácticas para superarlas, tienen su origen principalmente en: los conocimientos previos de los estudiantes, la incoherencia entre los estilos de enseñanza y de aprendizaje, la naturaleza propia del objeto de estudio y las relaciones entre la demanda de la tarea y la capacidad mental de los estudiantes. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3570-3574 (Innovacions didàctiques)  
47.
4 p, 83.1 KB Esquemas básicos de conceptualización sobre lo espacial en estudiantes ciegos de educación básica y media en aulas inclusivas en Bogotá / Tuay Sigua, Rosa Nidia (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia)) ; Malagón Ruiz, Rusby Yalile (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia)) ; Hernando Bautista Romero, Germán (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia))
La investigación involucra a un grupo de 4 maestros y 15 estudiantes de la Licenciatura en Física de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia, quienes inician un proceso de reconocimiento de las aulas inclusivas de Bogotá. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3566-3569 (Innovacions didàctiques)  
48.
6 p, 116.0 KB CTS no ensino médio : contribuições de uma disciplina para uma percepção mais humanista da ciência / Barros, Rodrigo Trevisano ; Chrispino, Alvaro
Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que se propõe a investigar se uma disciplina que apresente a Ciência e Tecnologia por meio da abordagem CTS pode contribuir para uma percepção mais humana da Ciência e do trabalho científico. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3560-3565 (Innovacions didàctiques)  
49.
6 p, 166.8 KB Ambiente marinho, sua preservação e relação com o cotidiano : influência de uma exposição interativa sobre as concepções de estudantes do ensino fundamental / Towata, Naomi (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil)) ; França Katon, Geisly (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil)) ; Souza Berchez, Flávio Augusto de (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil)) ; Ursi, Suzana (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil))
O ambiente marinho apresenta grande importância ecológica e econômica, mas, muitas vezes, é negligenciado devido a um aparente distanciamento com nosso cotidiano. Atividades de Educação Ambiental podem ser utilizadas para aproximar os estudantes desse ambiente. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3554-3559 (Innovacions didàctiques)  
50.
7 p, 264.1 KB Los objetivos de actividades de laboratorio diseñadas para la adquisición de competencia científica mediante experimentos en tiempo real : visión del alumnado / Tortosa Moreno, Montserrat (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Guitart Mas, Josefa (Universitat de Barcelona. Departament d'Ensenyament) ; Skorsepa, Marek (Bel Matej University in Slovakia) ; Urban-Woldron, Hildegard (University of Vienna) ; Stratilová-Urvalková, Eva (Univerzita Karlova (Praga, República Txeca)) ; Smejkal, Petr. (Univerzita Karlova (Praga, República Txeca))
El principal objetivo del presente estudio es saber si alumnos que utilizan protocolos de laboratorio que han sido diseñados según los hallazgos de las investigaciones en didáctica para experimentos en tiempo real, son capaces de captar los objetivos de las actividades que han realizado. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3547-3553 (Innovacions didàctiques)  
51.
6 p, 124.1 KB Portuguese science teachers' views aboutnature of science and scientific models / Torres, Joana (Universidade do Porto (Portugal). Centro de Geologia) ; Moutinho, Sara (Universidade do Porto (Portugal). Centro de Geologia) ; Almeida, António (Universidade do Porto (Portugal). Centro de Geologia) ; Vasconcelos, Clara (Universidade do Porto (Portugal). Centro de Geologia)
Nature of Science (NOS) and Scientific Models are considered to be crucial issues in science education. Thus, and considering that teachers' views strongly influence students' learning experience, our main purpose was to assess Portuguese Science Teachers' (PST) views of NOS and Scientific Models. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3541-3546 (Innovacions didàctiques)  
52.
5 p, 102.4 KB Evolución de las concepciones epistemológicas sobre naturaleza de la ciencia (NDC) en estudiantes de Ibagué, Colombia / Toro, Rocío (Institución Educativa Liceo Nacional (Ibagué, Colòmbia)) ; Cardoso Erlam, Néstor (Universidad del Tolima (Colòmbia))
Se presenta los resultados de la identificación y transformación de las concepciones epistemológicas sobre la Naturaleza de la Ciencia (NdC) en alumnas de noveno grado de la Institución Educativa Liceo Nacional de Ibagué, Colombia. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3536-3540 (Innovacions didàctiques)  
53.
5 p, 174.3 KB O que dizem os professores acerca da qualidade do ensino de ciências : uma análise a partir da teoria das representações sociais / Silva, Alcina MariaTesta Braz da (Universidade Federal Fluminense (Brasil)) ; Queiroz, Glória (Universidade Federal Fluminense (Brasil))
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da identificação e análise das representações acerca do tema "Qualidade do Ensino de Ciências", na perspectiva dos docentes do Ensino Médio que ministram tais disciplinas (Física, Química e Biologia). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3531-3535 (Innovacions didàctiques)  
54.
5 p, 81.6 KB Considerações sobre as possibilidades de cooperação entre a universidade e as escolas : reflexões sobre a aproximação da história e filosofia da ciência na formação de professores de Física / Gatti, Sandra Regina Teodoro (Universidade Estadual Paulista) ; Nardi, Roberto (Universidade Estadual Paulista)
Esta pesquisa procurou investigar as possibilidades de um trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade e docentes de Física em exercício na rede Pública Estadual. Nesta comunicação apresentamos algumas reflexões sobre as atividades de estágio desenvolvidas por uma aluna do curso de Licenciatura em Física, realizadas com orientação da docente na universidade e supervisionadas e avaliadas pela docente colaboradora na unidade escolar, oportunizando momentos coletivos de reflexão sobre as práticas. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3526-3530 (Innovacions didàctiques)  
55.
6 p, 108.7 KB Uma análise da produção científica nacional em ensino das ciências relacionadas às sequências de ensino aprendizagem (Teaching Learning Sequences - TLS) na perspectiva de méheut / Tenório Fernandes do Rêgo Barros, Kalina Cúrie (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; Sivini Ferreira, Helaine (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil))
O artigo analisa a produção científica nacional envolvendo a temática - Sequências de ensino-aprendizagem (Teaching Learning Sequences - TLS) na perspectiva de Méheut provindas do ENPEC - um dos mais importantes eventos na atualidade da área de Pesquisa em Ensino de Ciências e de três Periódicos de âmbito nacional da área: Revista Ciência e Educação, Revista Investigações em Ensino das Ciências e a Revista Ensaio - Pesquisa em Ensino das Ciências, no período de 2005 a 2012. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3520-3525 (Innovacions didàctiques)  
56.
6 p, 117.8 KB A contribuição de recursos da informática para o ensino de astronomia no ensino fundamental / Frederico, Fernando Temporini (Universidade Estadual De Maringá (Brasil)) ; Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani (Escola Estadual Felisberto Nunes Gonçalves)
O presente trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa para obtenção do título de Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá - Brasil. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3514-3519 (Innovacions didàctiques)  
57.
5 p, 75.4 KB Antivivissecção na educação científica : uma proposta didática para a licenciatura em ciências biológicas / Godoy, Marcela Teixeira (Universidade Estadual de Londrina (Brasil)) ; Laburu, C. E. (Universidade Estadual de Londrina (Brasil)) ; Godoy, M. T. (Universidade Estadual de Londrina (Brasil))
No contexto do presente trabalho, o termo vivissecção se refere a experimentos realizados com animais não humanos vivos no ensino visando observação, indução, ou constatação de fenômenos. O principal objetivo foi favorecer, através de uma estratégia didática, a construção de conceitos sobre antivivissecção pelos interlocutores da pesquisa. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3509-3513 (Innovacions didàctiques)  
58.
5 p, 102.1 KB O uso dos modelos na educação : contribuições para o estudo da sexualidade / Teixeira, R. C. C. (Universidade Católica de Pernambuco) ; Silva, V. C. (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)) ; Ferreira, E. B. M. (Colégio Logosófico Carlos Bernardo González Pecotche) ; Goyata, M. C. V. (Universidade do Estado de Minas Gerais)
Este artigo faz parte de uma pesquisa sobre o uso dos modelos na educação. Foi analisado um modelo que guarda uma relação subliminar com a temática sexualidade. O estudo foi orientado pela teoria de Gilbert & Boutler para os quais o modelo pode ser a representação de uma ideia, um evento, um processo ou um sistema. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3504-3508 (Innovacions didàctiques)  
59.
5 p, 84.9 KB A construção da profissão professor - importância do passado para o futuro / Tavares, Diego (Universidade Federal de São Carlos (Brasil)) ; Freitas, Denise de (Universidade Federal de São Carlos (Brasil)) ; dos Santos, Mariana (Universidade Federal de São Carlos (Brasil))
Neste trabalho buscamos entender os fatores que influenciam a escolha de carreira dos estudantes de licenciatura da área de Ciências da Natureza, de uma universidade pública brasileira, bem como identificar se o próprio curso de licenciatura colabora para essa decisão. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3499-3503 (Innovacions didàctiques)  
60.
5 p, 79.5 KB Contenidos de Biología en Educación Primaria : contraste entre los programas oficiales y los libros de texto / Tapia Luzardo, Fernando José (Universidad del Zulia (Veneçuela)) ; Llorent García, Vicente (Universidad de Córdoba (Argentina))
Los contenidos escolares responden: qué enseñar, cuestión discutida por especialistas en didáctica de las ciencias. El currículo detalla dichos contenidos. El currículo venezolano los desglosa en conceptuales, procedimentales y actitudinales, para todas las áreas incluyendo el bloque de contenidos seres vivos; sin embargo en la práctica los libros de texto utilizados por muchos docentes en sus clase, marcan la pauta en la selección y profundidad de los contenidos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3494-3498 (Innovacions didàctiques)  
61.
6 p, 83.6 KB Mídia e ensino de biologia : aspectos de alfabetização científica nos planejamentos de aula construídos por licenciandos / Faustino, Mariana Tambellini (Universidade Federal do ABC (Brasil)) ; Silvs, Rosana Louro Ferreira (Universidade Federal do ABC (Brasil))
Este trabalho tem como objetivo investigar como estudantes de licenciatura em biologia planejam utilizar recursos de mídia em suas intervenções em sala de aula e se esse uso se apropria das funções da alfabetização científica. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3488-3493 (Innovacions didàctiques)  
62.
4 p, 124.6 KB Modelos y modelización en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias / Tamayo Alzate, Óscar Eugenio (Universidad de Caldas (Colòmbia))
El propósito del presente documento es mostrar en términos generales las principales tendencias en investigación en modelos y modelización, para lo cual se describen de manera no exhaustiva algunos de los principales aportes de diversos investigadores en este campo. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3484-3487 (Innovacions didàctiques)  
63.
5 p, 151.6 KB A dinâmica de aulas investigativas de ciências e no desenvolvimento da escrita no 5º ano do ensino fundamental / Nunes, Maria Betânia T. (Universidade Federal de São Carlos (Brasil)) ; Julio, Josimeire M. (Universidade Federal de São Carlos (Brasil))
Neste estudo, caracterizamos a escrita de alunos quandoproduzida em um contexto de aulas investigativas de ciências. Analisamosa função da escrita na sistematização das ideias dos estudantes ao investigarem um fenômeno e ainda, as condições para o desenvolvimento do pensar e do pensamento científico. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3479-3483 (Innovacions didàctiques)  
64.
7 p, 216.2 KB Análise do processo argumentativo em uma unidade didática abordando a temática alimentos no ensino médio de química / Suart, Rita de Cassia (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Abras, Camila Marra (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Tanganeli, Vinícius Silva (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Miranda, Mayara de Souza (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Rosa, Lívia Maria Ribeiro (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Pedroso, Jackeline Rafaela (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Carvalho, Patrícia (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Renata Moreira, Hellem (Universidade Federal de Lavras (Brasil))
A argumentação no ensino de ciências têm sido um tema relevante e objeto de estudo de várias pesquisas nos últimos anos. Assim, este trabalho constitui uma análise reflexiva sobre os componentes dos argumentos apresentados por alunos brasileiros do segundo ano do ensino médio dequímica em uma sequência de aulas planejadas para o desenvolvimento de conceitos relacionados à termoquímica, tendo como temática os alimentos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3472-3478 (Innovacions didàctiques)  
65.
5 p, 108.9 KB Utilização de redações como metodologia avaliativa de estudantes brasileiros do ensino médio de Química / Suart, Rita de Cassia (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Santos, P. C. S.. (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Souza, J. A. (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Passos, J. D. T. (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Boas, P. R. Vilas (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Masculan, D. S. (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Cruz, J. A. F. (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Santos, G. M. (Universidade Federal de Lavras (Brasil)) ; Bernardo, R. A. (Universidade Federal de Lavras (Brasil))
Neste trabalho foram utilizadas redações como instrumento avaliativo, no ensino médio de química, em uma sequência didática sobre Eletroquímica, ministrada por licenciandos. As redações escritas pelos alunos foram analisadas e categorizadas de acordo com o tipo de texto, tipo de linguagem, explicação causal ou legal, extensão do texto e palavras-chave. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3467-3471 (Innovacions didàctiques)  
66.
5 p, 75.8 KB Energia nuclear no âmbito da educaçao CTS / Strieder, Roseline (Universidade de Brasília (Brasil)) ; Watanabe, G. (Universidade de São Paulo (Brasil)) ; Gurgel, I. (Universidade de São Paulo (Brasil))
Este trabalho tem por objetivo investigar de que maneira o tema Energia Nuclear tem sido abordado no âmbito da Educação CTS, em especial no que se refere às intenções educacionais, aos conteúdos e estratégias que têm sido priorizados nesse contexto. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3462-3466 (Innovacions didàctiques)  
67.
6 p, 94.6 KB Análisis del discurso, herramienta en el estudio de la conceptualización del momento angular / Speltini, Cristina (Universidad Tecnológica Nacional. Facultad Regional Avellaneda) ; Wainmaier, Cristina (Universidad Nacional de Quilmes (Argentina))
El presente trabajo propone analizar, desde el discurso oral, la conceptualización y estructuración de ideas vinculadas a momento angular, en estudiantes universitarios. Se considera que los estudiantes avanzan en su conocimiento científico a través del conocimiento de patrones temáticosy estructurales. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3456-3461 (Innovacions didàctiques)  
68.
6 p, 569.5 KB In-betweening images of scientific publications / Speglich, Érica (Universidade Estadual de Campinas (Brasil)) ; Amorim, Antonio Carlos Rodriguez de (Universidade Estadual de Campinas (Brasil))
What movements of thoughts and what possibilities of creation can we find in images of natural sciences? We deal on PhD thesis with images produced by biodiversity conservation researchers in the Biota/Fapesp Program (São Paulo/Brazil) intended to publicize their studies. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3450-3455 (Innovacions didàctiques)  
69.
5 p, 82.8 KB Diálogos existentes entre a ciência e a arte : contribuições do teatro científico na visão dos atores / Junio, Joaquin Souza (Instituto Federal Baiano-Campus Uruçuca (Brasil)) ; Siqueira, Maxwell (Universidade de São Paulo (Brasil))
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação realizada com atores que encenaram o espetáculo teatral, intitulado 'Vida de Galileu', baseado na obra de Bertolt Brecht, produzida pelo 'Grupo Teatro Popular de Ilhéus' com o apoio do Laboratório de Astrofísica Teórica e Observacionalda Universidade Estadual de Santa Cruz. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3445-3449 (Innovacions didàctiques)  
70.
7 p, 138.2 KB Estágio supervisionado no ensi¬no de química : reflexões sobre um percurso formativo de futuros professores / Souza, Fabio (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Química) ; Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Universidade de São Paulo (Brasil). Instituto de Química)
Neste trabalho é analisada uma experiência de estágio supervisionado, oferecido no curso de formação de professores de Química para o ensino médio. Os estudantes vivenciam situações reais de ensino, integrando conhecimentos pedagógicos, de Química e ciências afins, e a prática de sala de aula. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3438-3444 (Innovacions didàctiques)  
71.
5 p, 96.1 KB Uma proposta de classificação de analogias para o ensino nas ciências da saúde / Souza, J. R. L. M. (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)) ; Santos, E. D. (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)) ; Nagem, R. L. (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil))
O objetivo desse trabalho é contribuir para o processo de ensino de Ciências da Saúde por meio da apresentação de uma nova proposta de classificação de analogias contendo suas categorias, ca­racterizações e tipologias, elaborada a partir de duas dissertações de mestrado. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3433-3437 (Innovacions didàctiques)  
72.
5 p, 72.0 KB Experiência de estágio de docência em um curso de licenciatura em Química / Souza, Marluce (Universidade do Estado da Bahia) ; Varjão, Tatiana (Universidade do Estado da Bahia) ; Sá, Carmen Silvia da Silva (Universidade do Estado da Bahia)
O trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do Estágio de Docência (ED) em um curso de graduação procurando identificar se esse concorreu para aproximar ensino e pesquisa e qual a sua contribuição para a formação docente do pós-graduando no que tange aos saberes pedagógicos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3428-3432 (Innovacions didàctiques)  
73.
5 p, 73.0 KB O teatro científico na formação inicial de professores de Química : experiência do grupo «química em cena» / Sousa Júnior, Francisco (Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Brasil)) ; Silva R. G., Fabiana (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil)) ; Di Souza, Luiz (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil)) ; Oliveira A., Otom (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil)) ; Malcher G. T., Graziele (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil))
Melhorar a educação é o discurso que mais se ouve em fóruns de discussão que refletem sobre a qualidade de vida das pessoas. No centro deste debate está a preocupação com a formação dos professores que se limitam a tentar transmitir conteúdos, mostrando-se, necessária a apresentação denovas metodologias. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3423-3427 (Innovacions didàctiques)  
74.
6 p, 112.7 KB Utilização do método bookmark para a interpretação pedagógica da escala de Física no exame nacional do ensino médio (ENEM) / Sousa, Eduardo Carvalho (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Brasil))
Neste trabalho, propomos a utilização método Bookmark para a elaboração de uma interpretação da escala da área de Física com base nos itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com o objetivo de constatar a utilidade prática desse método naanálise pedagógica de itens,que não seja baseada exclusivamente em critérios estatísticos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3417-3422 (Innovacions didàctiques)  
75.
5 p, 93.0 KB ¿Existen desigualdades en la formación de chicas y chicos en ciencias? / Solsona Pairó, Núria (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals) ; Marbà Tallada, Anna (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals)
A nivel internacional, los estudios de género han suscitado recientemente mucho interés. Para conocer el éxito escolar de alumnas y alumnos en la superación de curso y evaluar posible diferencias de género, se recogen los datos de matrícula y de éxito escolar en Catalunya, desde el curso 1999-2000 hasta el 2008-2009, en cuatro momentos del itinerario escolar: sexto de Primaria, cuarto de ESO y primero y segundo de Bachillerato. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3412-3416 (Innovacions didàctiques)  
76.
6 p, 93.8 KB Competencias para la sostenibilidad en los planes de estudio de los grados de ciencias de la Universitat de València / Ull, M. Ángeles (Universitat de València) ; Aznar Minguet, Pilar (Universitat de València) ; Martínez-Agut, M. Pilar (Universitat de València) ; Piñero, Albert (Universitat de València)
Se ha realizado un estudio sobre las Competencias Generales y Específicas para la Sostenibilidad en los planes de estudio de los grados del área de Ciencias de la Universitat de València1. La metodología aplicada es de tipo descriptivo y empírico. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3406-3411 (Innovacions didàctiques)  
77.
7 p, 607.5 KB Validación de los instrumentos "cuestionario de enfoques de aprendizaje y cuestionario de enfoques de enseñanza" traducidos y adaptados para caracterizar los enfoques en estudiantes y profesores de ciencias en el contexto colombiano / Soler Contreras, Manuel Guillermo (Universidad Pedagógica Nacional (Bogotà, Colòmbia))
Siendo los enfoques de aprendizaje y de enseñanza, constructos de gran relevancia para el interés investigativo de quien escribe este documento; en el mismo se describen los instrumentos originales que han sido desarrollados en idioma inglés para ser aplicados en países del Reino Unido, Suecia, Australia y China entre otros, para caracterizar estos enfoques. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3399-3405 (Innovacions didàctiques)  
78.
5 p, 343.2 KB Un marco para la innovación del proyecto educativo de los museos de ciencia / Soler Artiga, Marta (Universitat Autònoma de Barcelona) ; Pejó, LL. (Universitat Autònoma de Barcelona)
La finalidad de esta comunicación es compartir la aportación principal de una tesis doctoral realizada en el Museu Agbar de les Aigües que ha permitido caracterizar el proceso de innovación del proyecto educativo de un museo, así como ofrecer un proceso orientador para innovar en su proyectoeducativo. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3394-3398 (Innovacions didàctiques)  
79.
5 p, 85.9 KB Concepciones y dificultades del profesorado sobre el pensamiento crítico en la enseñanza de las ciencias / Solbes Matarredona, Jordi (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials) ; Torres, Nidia (Universidad Pedagógica y Tecnológica (Colòmbia). Facultad de Educación)
En esta comunicación presentamos los resultados obtenidos a partir de un cuestionario enfocado a conocer las concepciones frente al desarrollo del pensamiento crítico en las clases de ciencias. Para ello se analizaron cuestionarios de docentes de educaciónsecundaria, cuyo análisis permite conocer el enfoque que los docentes proporcionan al pensamiento crítico y las dificultades para su desarrollo en las aulas.
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3389-3393 (Innovacions didàctiques)  
80.
5 p, 106.1 KB La historia y la epistemología de las ciencias como conocimiento didáctico para promover cambios didácticos de profesores de química en formación inicial / Solano Comezaquira, Carlos Andrés (Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colòmbia)) ; Sánchez Hernández, María Elvira (Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colòmbia)) ; Mosquera Suárez, Carlos Javier (Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colòmbia). Grupo de investigación DIDAQUÍM)
Esta investigación está orientada a promover cambios en las concepciones sobre las ciencias, la didáctica de las ciencias y las metodologías de enseñanza de las ciencias, a partir del reconocimiento de la naturaleza y de los aportes a la enseñanza que se hacen desde la epistemología y la historia de las ciencias; cambios de concepciones enmarcados en la propuesta de Cambios Didácticos desde una perspectiva de integración contextual de conocimientos que afectan los planos cognitivo, cognoscitivo y práctico de docentes en formación inicial de Licenciatura en Química de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3384-3388 (Innovacions didàctiques)  
81.
7 p, 701.0 KB O uso do de mapas conceituais progressivos como recurso facilitador da aprendizagem significativa em ciências naturais e Biologia / Aparecida, Conceição Mendonça Soares (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil). Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; Antonio, Marco Moreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (brasil). Instituto de Física) ; Pacífico Ribeiro de Assis Silveira, Felipa (Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Brasil))
Esta investigação qualitativa descritiva, do tipo intervenção, teve como objetivo analisar a influência que os mapas conceituais exercem sobre a aprendizagem significativa. Desenvolveram-se cinco estudos na área das Ciências Naturais, com conteúdos diferentes da grade de tópicos e ênfase em conhecimentos específicos da Biologia, com alunos de três instituições diferentes. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3377-3383 (Innovacions didàctiques)  
82.
6 p, 84.7 KB Relações entre o lúdico e a te¬mática ambiental na formação de professores de ciências/ Biologia / Soares, Marlon (Universidade Federal de Goiás (Brasil). Instituto de Química) ; Evangelista, Larissa de Mello (Universidade Federal de Goiás (Brasil). Centro de Pesquisa Aplicado a Educação)
A Educação Ambiental deve ser principalmente, crítica, auxiliando na formação de professores de ciências. Quando esse aspecto é aliado a utilização de atividades lúdicas, podemos formar professores nesse viés. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3371-3376 (Innovacions didàctiques)  
83.
6 p, 88.9 KB Abordagem contextual nos capítulos de estequiometria e de soluções dos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático - Brasil) /2012 / Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa (Universidade Federal de Goiás (Brasil). Instituto de Química) ; Batista Leite, Maycon (Universidade Federal de Goiás (Brasil). Instituto de Química)
A contextualização tem sido proposta no currículo escolar com o propósito de promover mudanças de comportamentos, atitudes e valores. Nessa abordagem, entende-se que o ensino de química deve se desenvolver de forma ampla, envolvendo também aspectos sociais, políticos, econômicos,ambientais e culturais, e não somente aspectos científicos. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3365-3370 (Innovacions didàctiques)  
84.
6 p, 811.7 KB Cambio conceptual y desarrollo de la competencia interactiva (CI) en lengua extranjera : un estudio cualitativo en un aula AICLE de ciencias de bachillerato / Simon Auerbach, Jill (Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Didàctica de la Llengua i la Literatura i de les Ciències Socials)
El enfoque integrado de lengua y contenido en un contexto AICLE requiere metodologías que proporcionan andamios que soportan el aprendizaje y permiten a los alumnos adquirir nuevos conceptos mientras desarrollan su competencia interactiva (CI) en lengua extranjera (LE) (Escobar Urmeneta, enprogreso). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3359-3364 (Innovacions didàctiques)  
85.
5 p, 80.8 KB Possibilidades de ensino sobre o bioma cerrado no Zoológico de Goiânia / Fonseca, Fabíola Simões Rodrigues (Universidade Federal de Goiás (Brasil)) ; Oliveira, Leandro Gonçalves (Universidade Federal de Goiás (Brasil)) ; Barrio, Juan Bernardino Marques (Universidade Federal de Goiás (Brasil))
Os espaços não formais estão cada vez mais inseridos nas discussões sobre o ensino de ciências, pois apresentam inúmeras possibilidades de ensino e são facilitadores da aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo conhecer as atividades educativas oferecidas pelo Zoológico de Goiânia e discutir possibilidades para o ensino da biodiversidade do Cerrado e as questões socioambientais desse bioma. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3354-3358 (Innovacions didàctiques)  
86.
6 p, 78.9 KB Emergencia das zonas do perfil conceitual de calor em uma sequência didática / Neto, José Euzébio Simões (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; da Silva, João Roberto Ratis Tenório (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; Cruz, Maria Eduarda de Brito (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)) ; Amaral, Edenia Maria Ribeiro (Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil))
A noção de perfil conceitual foi proposta por Mortimer (1996), para abarcar a ideia de um conceito único apresentar vários modos de falar e de pensar, que representam pensamentos filosóficos e ontológicos distintos, usados em contextos diferentes. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3348-3353 (Innovacions didàctiques)  
87.
4 p, 69.8 KB Inovações educacionais : percepções e possibilidades no ensino de ciências / Borges, Daniele Simões (Universidade Federal do Rio Grande (Brasil)) ; Souza, Neusiane Chaves (Universidade Federal do Rio Grande (Brasil)) ; Das Neves, Camila Ferreira Pinto (Universidade Federal do Rio Grande (Brasil)) ; Tauchen, Gionara (Universidade Federal do Rio Grande (Brasil))
O presente estudo objetivou investigar as percepções dos estudantes universitários sobre os elementos estruturantes das inovações no ensino na área das ciências da natureza (Física, Química e Ciências Biológicas) e as possibilidades de organização do ensino inovador. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3344-3347 (Innovacions didàctiques)  
88.
5 p, 91.7 KB Sentidos sobre ciências e tecnologias no ensino fundamental / Filho, José Pedro Simas ; Cassiani, Suzani (Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil))
Neste artigo são apresentados e discutidos resultados de uma pesquisa1 envolvendo aspectos do funcionamento da leitura em sala de aula de ciências, a partir de textos do campo da ciência e da tecnologia, veiculados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3339-3343 (Innovacions didàctiques)  
89.
7 p, 603.0 KB Visiones del profesorado de ciencias sobre el trabajo experimental : análisis desde un marco de indagación / Simarro Rodríguez, Cristina (Universitat Autònoma de Barcelona. Centre de Recerca per a l'Educació Científica i Matemàtica) ; Couso, Digna (Universitat Autònoma de Barcelona. Centre de Recerca per a l'Educació Científica i Matemàtica)
Pese a la importancia que la enseñanza de las ciencias da al trabajo experimental, ciertos autores han evidenciado una falta de efectividad del planteamiento de este tipo de trabajo. La presente investigación propone un marco de indagación basada en la modelización (IBM) para el trabajo experimental y lo utiliza para analizar las visiones del profesorado respecto a este tipo de actividad. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3332-3338 (Innovacions didàctiques)  
90.
6 p, 85.1 KB A prática docente na educação de jovens e adultos : abordagens interacionistas na construção de significados / Costa, Lorena Silva Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Brasil)) ; Pereira, Luiciana Marques (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Brasil)) ; da Costa, Cristiano Aparecido (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Brasil)) ; Exeverría, Agustina Rosa (Instituto Federal de Goiás (Brasil). Instituto de Química)
Discussões sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos - EJA nos cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências no Brasil ainda são pontuais. Muitas vezes, se reconhece a necessidade da inserção desse tema, mas não há professores com formação específica. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3326-3331 (Innovacions didàctiques)  
91.
6 p, 1.3 MB Atividade lúdica sobre os nutrientes com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro / Santos, Georgianna Silva (Fundação Oswaldo Cruz (Brasil). Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências) ; Alves de Oliveira, Maria de Fátima (Fundação Oswaldo Cruz (Brasil). Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências)
Utilizamos como indicadores das concepções dos alunos sobre nutrientes os dados obtidos por meio de um questionário relativo ao consumo de merenda escolar e demais alimentos na escola. A partir deles elaboramos uma atividade diferenciada sobre o tema Alimentos e Nutrição envolvendo a participação dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Rio de Janeiro. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3320-3325 (Innovacions didàctiques)  
92.
6 p, 165.1 KB Análise das ações pró-argumentação do professor e do processo argumentativo dos educandos em atividade de role play / da Silva, Shirley Margareth Buffon (Universidade de Brasília. Faculdade de Educação) ; Silva, Karolina Martins Almeida e (Universidade de Brasília. Faculdade de Educação) ; Santos, Wildson Luiz Pereirados (Universidade de Brasília. Faculdade de Educação)
O presente trabalho tem por objetivo analisar as intervenções de uma professora em atividade de representações de papéis (role play), visando identificar ocorrência de argumentação; e interações discursivas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos educandos, aquidenominadas ações pró-argumentação. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3314-3319 (Innovacions didàctiques)  
93.
6 p, 94.6 KB O uso de analogias e metáforas para o ensino de ciências : instrumentos de mediação no processo de educação afetivo sexual para adolescentes / Silva, V. C. (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)) ; Pedrosa, J. G. (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil))
Este artigo tem por objetivo analisar a probabilidade de estudantes, na faixa etária de 9 a 12 anos, identificarem e construírem conceitos de natureza científica. Como base teórica e metodológica optou-se pela metáfora conceptual e pela metodologia de ensino com analogias. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3308-3313 (Innovacions didàctiques)  
94.
6 p, 90.6 KB Validação de sequências de ensino-aprendizagem em aulas de química de escolas secundárias do Estado de Sergipe-Brasil / Menezes, Alexandre Mota (Universidade Federal de Sergipe (Brasil)) ; dos Santos, Roberta Brito (Universidade Federal de Sergipe (Brasil)) ; Nunes, Cléber Thiers da Silva (Universidade Federal de Sergipe (Brasil)) ; Fontes, Rosane Costa (Universidade Federal de Sergipe (Brasil)) ; da Silva, Erivanildo Lopes (Universidade Federal de Sergipe (Brasil))
Este trabalho mostra os resultados de uma validação interna e externa de uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) sobre o tema Termoquímica. A validação interna ocorreu por meio da comparação dos resultados do pré-teste com o pós-teste e análise de entrevistas, avaliando-se então, a eficácia da SEA. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3302-3307 (Innovacions didàctiques)  
95.
5 p, 81.2 KB Interdisciplinaridade no ensino de ciências : uma experiência pedagógica inovadora / Fachini, Fabiana (Universidade Regional de Blumenau) ; Pfiffer, Claudimara da Silva (Universidade Regional de Blumenau) ; Silva, Vera Lúcia de Souza e (Universidade Regional de Blumenau)
O objetivo desta etnopesquisaformação foi investigar as contribuições da proposta metodológica baseada na interdisciplinaridade e na contextualização dos conteúdos no processo de alfabetização científica de estudantes de ensino médio. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3297-3301 (Innovacions didàctiques)  
96.
5 p, 77.7 KB Processos de supervisão na formação inicial de professores de química/física : uma formação baseada na análise crítica das práticas e na reflexão / Silva, Rejane Maria Ghisolfi (Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)) ; Costa, Nilza (Universidade de Aveiro (Portugal))
Este trabalho tem como propósito caracterizar os cenários, estilos e estratégias de supervisão necessários e praticados na formação inicial de professores de Química/Física, buscando identificar aspectos que possam subsidiar a construção de propostas de práticas supervisivas que potenciem a qualidade formativa. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3292-3296 (Innovacions didàctiques)  
97.
5 p, 82.5 KB Contribuições dos princípios da complexidade no processo de aprender biologia na formação inicial de professores / Silva, Vera Lúcia de Souza e (Universidade Regional de Blumenau)
O objetivo desta pesquisaé investigar as contribuições dos princípios da complexidade para o ensino de biologia humana na formação inicial de pedagogos. A complexidade, para Morin (2000), é um conjunto de coisas/circunstâncias interdependentes, ou seja, que apresentam ligações entre si. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3287-3291 (Innovacions didàctiques)  
98.
5 p, 83.8 KB Dimensiones epistémicas globales en la formación inicial de docentes en ciencias naturales / Tuay Sigua, Rosa Nidia ; Pérez, Rocío ; Porras, Yair ; Mendoza, Edgar
La formación académica y personal que se desarrolla en los programas de formación docente olvidan, en muchas ocasiones, las interacciones que a nivel social los sujetos establecen a partir de su subjetividad; por lo que aquellos esquemas de interpretación del mundo (personal, científico, filosófico, ético, estético, etc. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3282-3286 (Innovacions didàctiques)  
99.
7 p, 291.8 KB A sensibilidade moral dos estudantes em tomada de decisão sociocientífica : uma análise comparativa entre contextos técnicos e socias / da Penha, Sidnei Percia (Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)) ; de Carvalho, Anna Maria Pessoa (Universidade de Sâo Paulo (Brasil). Faculdade de Educação)
Este estudo investiga modos e possibilidades de desenvolvimento da Sensibilidade Moral dos estudantes em atividades de debate sobre as consequências sociais e técnicas oriundas da implantação de inovações tecnológicas. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3275-3281 (Innovacions didàctiques)  
100.
5 p, 641.2 KB Imagens na disicplina escolar física : sentidos produzidos / Rego, Sheila Cristina R. (CEFET/RJ. Departamento de Disciplinas Básicas) ; Gouvêa, Guaracira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil))
Neste estudo, nosso interesse foi problematizar a leitura de imagens impressas que circulam em materiais de ensino de Física em sua relação com o texto escrito através das relações produzidas entre as realidades concreta (cotidiana) e pensada (científica), isto é, de que forma estudantes universitários do curso de Engenharia transitaram entre essas duas realidades na explicitação de conceitos da Física. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3270-3274 (Innovacions didàctiques)  

Enseñanza de las ciencias : 678 registres trobats   1 - 100següentfinal  anar al registre:
Us interessa rebre alertes sobre nous resultats d'aquesta cerca?
Definiu una alerta personal via correu electrònic o subscribiu-vos al canal RSS.