Results overview: Found 7 records in 0.02 seconds.
Articles, 7 records found
Articles 7 records found  
1.
6 p, 170.8 KB A abordagem do tema equilíbrio químico nos planos de aula de futuros professores de Química / Teixeira Júnior, José Gonçalves (Universidade Federal de Uberlândia) ; Ghisolfi da Silva, Rejane Maria (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões)
Este trabalho tem como propósito analisar o planejamento de atividades de ensino de futuros professores de Química, de uma universidade pública, sobre Equilíbrio Químico. A partir dos planos de aula buscou-se identificar como os futuros professores compreendem e abordam os conceitos científicos envolvidos no desenvolvimento da temática. [...]
2017
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 2989-2994  
2.
6 p, 212.4 KB Investigando o papel dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica destinadas ao ensino de química / Mara de Paiva Campos Andrade, Gabriela (Universidade Federal de Ouro Preto) ; Braga Mozzer, Nilmara (Universidade Federal de Ouro Preto) ; Mara Anastácio Oliveira, Thais (Universidade Federal de Ouro Preto)
Nosso trabalho tem como objetivo investigar o papel dos questionamentos de uma professora de química na co-construção de conhecimentos em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Selecionamos um grupo de quatro estudantes de uma escola pública localizada em Mariana-MG, Brasil. [...]
2017
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 4535-4540  
3.
7 p, 712.7 KB Uma hipermídia como estratégia pedagógica para o ensino de equilíbrio químico / Rocha, Edimarcio Francisco da (Instituo Federal de Mato Grosso (Brasil)) ; Mello, Irene Cristina de (Instituo Federal de Mato Grosso (Brasil)) ; Cardoso, Mônica Santana (Secretaria de Educação de Mato Grosso (Brasil))
Este trabalho apresenta de forma sucinta, um material didático no formato hipermídia que foi proposto como estratégia pedagógica para o ensino de conceitos relacionados ao equilíbrio químico, bem como sua avaliação por professores e futuros professores de química. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3051-3057 (Innovacions didàctiques)  
4.
6 p, 282.8 KB Un proyecto audiovisual sobre el equilibrio químico para el máster en formación del profesorado de educación secundaria / Martinez Aznar, Maria Mercedes (Universidad Complutense de Madrid. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Sociales y Matemáticas) ; Gutiérrez Alonso, Ángel (Universidad Complutense de Madrid. Departamento de Química Inorgánica) ; Ovejero Morcillo, Paloma (Universidad Complutense de Madrid. Departamento de Química Inorgánica) ; Sánchez Peláez, Ana E. (Universidad Complutense de Madrid. Departamento de Química Inorgánica) ; Torralba Martínez, Mª Carmen (Universidad Complutense de Madrid. Departamento de Química Inorgánica)
La implantación del Máster en Formación del Profesorado de Educación Secundaria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanza de Idiomas (MFPS) está suponiendo la participación de profesorado de diferentes áreas de conocimiento procedentes de distintas facultades. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 2154-2159 (Innovacions didàctiques)  
5.
5 p, 349.3 KB Utilització de simuladors en l'estudi de les característiques de les reaccions d'equilibri / Hernández Santadaría, José Ángel (INS Badalona VII)
Els simuladors permeten disposar, d'una manera ràpida i senzilla, de models de l'evolució dels sistemes químics a nivell microscòpic i macroscòpic. Les activitats que es presenten en aquest article tenen com a objectiu facilitar que l'alumnat pugui deduir les principals ca-racterístiques de les reaccions d'equilibri a partir de l'anàlisi i la interpretació de les dades generades amb diferents simuladors.
Simulators allow us to have, in a quick and simple way, models of evolution of chemical systems at a microscopic and macroscopic level. The activities set forth in this article aim at facilitating the students' deduction of the main features of balance reactions by analy-sing and processing the data obtained from different simulators.

2014 - 10.5565/rev/ciencies.58
Ciències : revista del professorat de ciències de primària i secundària, Núm. 28 (Juny 2014) , p. 2-6  
6.
4 p, 80.1 KB Analogias usadas no ensino de equilíbrio químico : compreensões dos alunos e papel na aprendizagem / Mendonça, Paula C. C. (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Justi, Rosária (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ferreira, Poliana F. M. (Universidade Federal de Minas Gerais)
2005
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2005) , p. 1-4  
7.
8 p, 101.9 KB Implicaciones didácticas de un estudio histórico sobre el concepto equilibrio químico / Raviolo, Andrés (Universidad Nacional del Comahue)
Como resultado de una revisión histórica realizada sobre la evolución del concepto de equilibrio químico se han identificado tres modelos históricos y discutido sus implicaciones educativas. El estudio histórico contribuye a comprender aspectos que hacen a la naturaleza de las ciencias y aporta elementos para el diseño de secuencias didácticas en la enseñanza de este tema. [...]
Following a historical review of the evolution of the concept of chemical equilibrium, three historical models have been identifi ed, and their pedagogical implications have been discussed. The historical study contributes to an understanding of certain aspects of the nature of science and furnishes elements for the design of didactic sequences for the teaching of this subject. [...]

2007 - 10.5565/rev/ensciencias.3705
Enseñanza de las ciencias, V. 25 n. 3 (2007) p. 415-422  

Interested in being notified about new results for this query?
Set up a personal email alert or subscribe to the RSS feed.