Leitura e leitores em aulas de química no ensino médio : sentidos produzidos a partir do trabalho com textos de diferentes formações discursivas
Flôr, Cristhiane Cunha (Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil))
Fecha: |
2013 |
Resumen: |
Este estudo apresenta alguns dos sentidos produzidos por estudantes do Ensino Médio para leitura e leitores em aulas de química. Tais sentidos são trabalhados a partir da leitura de textos de diferentes formações discursivas - um literário e o outro enciclopédico - sobre o tema alquimia. Entre os resultados, é possível perceber que os estudantes compreendem que textos diferentes suscitam leituras diferentes, e até mesmo leitores diferentes. No entanto, percebem a possibilidade de leituras diferentes apenas relacionadas ao texto literário, o que os leva a inscrever textos enciclopédicos e científicos no contexto de discursos autoritários. A possibilidade de ler textos de formações discursivas diferentes sobre um mesmo tema permitiu que os estudantes produzissem diferentes sentidos a respeito da leitura nas aulas de química. |
Derechos: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. |
Lengua: |
Portuguès |
Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Materia: |
Leituras ;
Análise do discurso ;
Educação química |
Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 1290-1295 (Innovacions didàctiques) , ISSN 2174-6486 |
Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307148
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2017-06-06, última modificación el 2021-12-11