A metodologia de ensino com analogias (MECA) aplicada ao ensino de evolução : a árvore da vida de Charles Darwin
Marcelos, M. (FUNEC)
Ferry, Alexandre da Silva (Universidade Federal de Minas Gerais)
Fecha: |
2013 |
Resumen: |
Analogias são muito usadas no ensino de Ciências sem metodologia adequada, provocando equívocos de assimilação. Buscamos contribuir para o ensino de Ciências verificando, por meio da Metodologia de Ensino Com Analogias - MECA -, que relações estudantes de Ensino Médio estabelecem entre o veículo árvore e o alvo Evolução, tendo como base o texto da Árvore da Vida, de Darwin. Apresentamos conceitos e significados de analogias e termos afins, importância e emprego na Ciência e no ensino, enfatizando metodologias específicas para o ensino com analogias, em especial a MECA. O estudo foi realizado com alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Contagem, MG, Brasil, observando os passos propostos pela MECA. Os resultados apontam que estudantes estabelecem relações pertinentes entre os domínios, validando a metodologia empregada. |
Derechos: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. |
Lengua: |
Portuguès |
Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Materia: |
Analogias ;
Árvore da vida ;
Darwin ;
Ensino de ciências ;
Evolução |
Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 2114-2119 (Innovacions didàctiques) , ISSN 2174-6486 |
Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307745
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2017-06-06, última modificación el 2021-12-11