Interdisciplinaridade e contextualização da física através do esporte
Santiago Bulos, R. (Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Física)
| Fecha: |
2009 |
| Resumen: |
Nosso objetivo é desenvolver metodologias de ensino de física sobre temas que abordem aspectos físicos dos esportes ou da prática do exercício físico. Nesse trabalho apresentamos uma aula sobre velocidade instantânea e velocidade média, destinada a alunos que iniciam o estudo da cinemática. Desenvolvemos o conteúdo da aula através dos resultados obtidos nas provas de corrida e natação da Olimpíada de Pequim. Escolhemos em trabalhar com a Interdisciplinaridade Física dos Esportes por entendermos que no Brasil e no mundo os esportes passaram a estar presente no cotidiano das pessoas, seja por motivos de saúde, lazer ou profissional, dessa forma, a contextualização se torna imediata, trazendo o tema para o cotidiano dos estudantes e despertando maior interesse por assuntos de ciências. |
| Derechos: |
Aquest material està protegit per drets d'autor i/o drets afins. Podeu utilitzar aquest material en funció del que permet la legislació de drets d'autor i drets afins d'aplicació al vostre cas. Per a d'altres usos heu d'obtenir permís del(s) titular(s) de drets.  |
| Lengua: |
Portuguès |
| Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
| Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2009) , p. 578-582, ISSN 2174-6486 |
Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/293684
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2015-02-20, última modificación el 2024-11-24