As fotonovelas e o ensino de Física : uma proposta pedagógica para o ensino de energia
Ferreira, Wendel Menezes (Instituto Federal de Sergipe (Brasil))
Dantas, Nedison Oliveira (Colégio Estadual Roque José de Souza (Brasil))
Pereira, Jefferson da Silva (Instituto Federal Baiano Campus Guanambi (Brasil))
dos Santos, Augusto César Oliveira (Colégio Estadual Roque José de Souza (Brasil))
Silva, Marcos Antônio Correia (Colégio Estadual Presidente Costa e Silva (Brasil))
Pitanga, Ângelo Francklin (Instituto Federal da Bahia Campus Irecê (Brasil))

Fecha: 2013
Resumen: O ensino de Física ainda está pautado numa metodologia puramente expositiva e tradicional com conteúdos desconectados, descontextualizados, pouco significativos e muito distantes da realidade dos discentes. Por isso, o objetivo deste trabalho foi investigar a utilização da fotonovela como instrumento pedagógico na abordagem dos conceitos de energia de forma mais dinâmica e participativa. As 16 fotonovelas permitiram a abertura de espaço, e discussões que provocaram o desencadeamento de reorganizações cognitivas e aquisição e evolução conceituais.
Derechos: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Lengua: Portuguès
Documento: Article ; recerca ; Versió publicada
Materia: Ensino de física ; Fotonovelas ; Energia
Publicado en: Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 2314-2319 (Innovacions didàctiques) , ISSN 2174-6486

Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307867


6 p, 315.9 KB

El registro aparece en las colecciones:
Artículos > Artículos publicados > Enseñanza de las ciencias
Artículos > Artículos de investigación

 Registro creado el 2017-06-06, última modificación el 2021-12-11



   Favorit i Compartir