Investigando discursos e saberes experenciais dos professores de ciências sobre a interdisciplinaridade no ensino públicosecundário no rio grande do sul (Brasil)
Mozena, Erika Regina (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Ostermann, Fernanda (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Fecha: 2013
Resumen: Este trabalho em andamento visa compreender os discursos e os saberes dos professores de ciências de escolas públicas secundárias do Rio Grande do Sul (Brasil) sobre o tema interdisciplinaridade, sob uma visão de mundo sócio-histórica-cultural, pensadateorico-metodologicamente a partir darelação entre a linguagem e seu uso situado como proposto por Bakhtin, e a noção de saber docente e seus condicionantes articulados por Maurice Tardif. A necessidade desse estudoconfigurou-se a partir das mudanças curriculares operadas no Brasil, na direção de se institucionalizar a interdisciplinaridade na escola básica e das lacunas apresentadas pelas pesquisas da área. Estudos preliminares apontam para o fato de que os professoresentendem a interdisciplinaridade essencialmente como a discussão de um único tema tratado de maneira isolada por todas asdisciplinas.
Derechos: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Lengua: Portuguès
Documento: Article ; recerca ; Versió publicada
Materia: Interdisciplinaridade ; Ensino médio ; Bakhtin ; Tardif ; Saber docente
Publicado en: Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 2436-2440 (Innovacions didàctiques) , ISSN 2174-6486

Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307889


5 p, 141.8 KB

El registro aparece en las colecciones:
Artículos > Artículos publicados > Enseñanza de las ciencias
Artículos > Artículos de investigación

 Registro creado el 2017-06-06, última modificación el 2021-12-11



   Favorit i Compartir