«Ah, tá! agora eu entendi» : a conformação dos saberes químicos pelas práticas pedagógicas em funcionamento no ensino médio
Rivelini-Silva, Angélica Cristina (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil). Departamento de Química)
Oliveira, Moisés Alves (Universidade Estadual de Londrina (Brasil). Departamento de Química)

Fecha: 2013
Resumen: Neste trabalho, procuramos entender como são legitimados certos enunciados científicos nas práticas pedagógicas de aulas de química em funcionamento na escola. Apoiados nos conceito foucaultiano, buscamos problematizar os processos de naturalização de certos enunciados químicos ao deslocarmos o olhar para um conjunto de dispositivos que regulam a forma como os sujeitos produzem conhecimento. Vivenciamos espaços e atividades escolares, a fim de constituirmos parte da rede discursiva que ordenam, controlam e sistematizam teorias e procedimentos ao estabelecer significação aos enunciados químicos.
Derechos: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Lengua: Portuguès
Documento: Article ; recerca ; Versió publicada
Materia: Ensino de química ; Análise do discurso ; Enunciado ; Dispositivo
Publicado en: Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3034-3038 (Innovacions didàctiques) , ISSN 2174-6486

Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/308189


5 p, 75.9 KB

El registro aparece en las colecciones:
Artículos > Artículos publicados > Enseñanza de las ciencias
Artículos > Artículos de investigación

 Registro creado el 2017-06-06, última modificación el 2021-12-11



   Favorit i Compartir