Adaptações táteis de modelos atômicos para um ensino de química acessível a cegos
Freitas-Reis, Ivoni (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Fernandes, Jomara M. (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Franco-Patrocínio, Sandra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Faria, Fernanda L. (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Carvalho, Vinícius (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Fecha: |
2017 |
Resumen: |
O trabalho tem como objetivo apresentar materiais didáticos adaptados a estudantes cegos ou de baixa visão, da educação básica, num contexto inclusivo, para a abordagem dos saberes sobre modelo atômico. Os materiais confeccionados foram construídos e validados por um aluno cego a partir de intervenções sobre a temática. Os resultados mostraram que a aprendizagem dos modelos atômicos foi facilitada com a utilização das adaptações táteis propostas, podendo ser satisfatoriamente utilizadas no ensino de química para cegos, sendo de igual modo eficiente para alunos com baixa visão ou que enxergam. |
Derechos: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. |
Lengua: |
Portuguès |
Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Materia: |
Cegos ;
Inclusão ;
Modelos atômicos |
Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 4015-4020, ISSN 2174-6486 |
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2018-01-11, última modificación el 2022-07-30