Aprendizagem significativa de conceitos científicos das ciências naturais : o mapa conceitual como recurso didático
Pacífico Ribeiro de Assis Silveira, Felipa (Centro Universitário Metropolitano de São Paulo)
Soares Mendonça, Conceição Aparecida (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Fecha: |
2017 |
Resumen: |
O estudo promoveu intervenção a favor da aprendizagem significativa de conceitos das Ciências Naturais, analisou e respondeu a questão: o Mapa Conceitual como recurso didático facilita a aprendizagem significativa de conceitos científicos no Ensino Fundamental? Adotou a interdependência entre o ensinar/aprender/investigar em sala de aula. O ensinar e aprender foram subsidiados por estratégia didática capaz de negociar conceitos relevantes para o tema, bem como promover avanços nos conhecimentos prévios dos alunos, garantindo os dados da investigação sobre o potencial do Mapa Conceitual para a aprendizagem. Apresentamos um recorte das análises elaboradas, discutindo alguns Mapas Conceituais produzidos. Os resultados favoreceram a incorporação do Mapa Conceitual no Ensino Fundamental e permitiu integrar investigação e ensino. |
Derechos: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. |
Lengua: |
Portuguès |
Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Materia: |
Ensino de ciências ;
Aprendizagem cignificativa ;
Recurso didático |
Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 197-204, ISSN 2174-6486 |
Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/334227
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2018-01-24, última modificación el 2021-12-11