Analogias no ensino da célula : análise de livros didáticos de Biologia adotados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015 no Brasil
Medeiros y Araujo, Carla (Universidade de Brasília)
Sobrinha Guimarães, Zara Faria (Universidade de Brasília)
Fecha: |
2017 |
Resumen: |
A pesquisa analisou o uso de analogias em temas relacionados ao ensino da célula em livros didáticos de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação-PNLD (Brasil). As análises foram realizadas por meio dos critérios estabelecidos por Curtis e Reigeluth (1984) e Thiele e Treagust (1994). Como resultado, encontraram-se 269 analogias, sendo mais frequentes as funcionais, com nível de enriquecimento simples e com apresentação verbal. Analogias tradicionais foram encontradas repetidamente, como a "escada em espiral" (DNA) , "chave e fechadura" (enzimasubstrato) e "moeda energética" (ATP). Os autores raramente utilizaram o manual do professor para discutir limitações e abrangências de analogias apresentadas no livro texto. |
Derechos: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. |
Lengua: |
Portuguès |
Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Materia: |
Uso de analogias ;
Célula ;
Livros didáticos ;
PNLD 2015 |
Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 1295-1302, ISSN 2174-6486 |
Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/336900
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2018-01-22, última modificación el 2021-12-11