Analogias em livros didáticos de química : análise de uma das obras aprovada pelo PNLD/2015
Model, Adriana N. L. (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Romero, Adriano Lopes (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Fecha: |
2017 |
Resumen: |
As analogias presentes em uma das obras do Plano Nacional dos Livros Didáticos (PNLD)/2015 para a componente curricular Química foram estudadas neste trabalho. A maioria das analogias identificadas foi classificada como simples e a exploração superficial dessa ferramenta foi evidenciada pela ausência de analogias do tipo estrutural-funcional e abstrata-abstrata. Os resultados indicam que as analogias presentes na obra avaliada não favorecem a aprendizagem do aluno devido, principalmente, a falta de orientações e discussão das limitações. |
Derechos: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. |
Lengua: |
Portuguès |
Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Materia: |
Ensino de química ;
Livro didático ;
Analogias |
Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 387-392, ISSN 2174-6486 |
Adreça alternativa: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/334394
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2018-01-23, última modificación el 2022-05-30