O que é natureza? Complexidade e leituras do ambiente por estudantes do ensino fundamental no semiárido brasileiro
Araújo Severo, Thiago Emmanuel (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Lapitz, Tatiana (Centro Infantil Dona Liquinha Alves)

Fecha: 2017
Resumen: Investigamos as imagens e concepções de natureza construídas ao longo de oficinas didáticas desenvolvidas com 52 alunos do Ensino Fundamental moradores de uma comunidade rural no município de Assú/RN/Brasil. Assumimos uma proposta de trabalho baseada no pensamento complexo e na transdisciplinaridade, levando em consideração a diversidade de saberes que os sujeitos articulam e recrutam para construir suas leituras de mundo. Utilizamos a linguagem gráfica nos desenhos dos alunos como substrato cognitivo para explorar e refletir sobre as concepções de natureza, assim como as formas pelas quais os alunos leem e se implicam no ambiente.
Derechos: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Lengua: Portuguès
Documento: Article ; recerca ; Versió publicada
Materia: Natureza ; Ensino de ciências ; Complexidade ; Leitura do ambiente
Publicado en: Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 5029-5034, ISSN 2174-6486



6 p, 474.9 KB

El registro aparece en las colecciones:
Artículos > Artículos publicados > Enseñanza de las ciencias
Artículos > Artículos de investigación

 Registro creado el 2017-12-21, última modificación el 2021-08-08



   Favorit i Compartir