Google Scholar: cites
Crescimento e disseminação de avaliações em larga escala e de responsabilizações baseadas em testes : uma sociologia política das reformas educacionais globais
Verger, Antoni
Parcerisa, Lluís
Fontdevila, Clara

Títol variant: The growth and spread of large-scale asesments and testbased acountabilities : a political sociology of global education reforms
Títol variant: Crecimiento y difusión de evaluaciones a gran escala y rendición de cuentas basada en pruebas : una sociología política de las reformas educativas globales.
Data: 2018
Resum: O Movimento de Reforma Educacional Global (Global Education Reform Movement –GERM) está se expandindo internacionalmente e alcançando países que aparentavam ser imunes a essa abordagem de reforma educacional até muito recentemente. Assim, os sistemas educacionais do mundo têm sido cada vez mais articulados em torno de três princípios políticos principais, a saber: responsabilização, padrões e descentralização. As avaliações nacionais em larga escala (National large-scale assessments – NLSAs) são um componente central do GERM; essas avaliações têm sido cada vez mais usadas para fins de responsabilização, bem como para garantir que as escolas alcancem e promovam padrões de aprendizado centralmente definidos e avaliáveis. Neste artigo, testamos essas premissas com base em um banco de dados novo e original sobre NLSAs, bem como em dados provenientes dos questionários do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Programme for International Students Assessment – PISA). Também discutimos como diferentes teorias sobre a disseminação/globalização de políticas explicam a disseminação internacional das NLSAs e da responsabilização baseada em testes em todo o mundo, além de refletirmos sobre o potencial de uma abordagem de sociologia política para analisar esse fenômeno globalizante.
Resum: The Global Education Reform Movement (GERM) is expanding internationally and reaching countries that seemed to be immune to this education reform approach until quite recently. Accordingly, more and more educational systems in the world are articulated around three main policy principles: accountability, standards and decentralisation. National large-scale assessments (NLSAs) are a core component of the GERM; these assessments are increasingly used for accountability purposes as well as to ensure that schools achieve and promote centrally defined and evaluable learning standards. In this paper, we test these premises on the basis of a new and original database on NLSAs, as well as on data coming from the Programme for International Students Assessment (PISA) questionnaires. In the paper we also discuss how different theories on policy dissemination/globalisation explain the international spread of NLSAs and test-based accountability worldwide, and reflect on the potential of a political sociology approach to analyse this globalising phenomenon.
Resum: El movimiento de reforma de la Educación Mundial (GERM) se está expandiendo internacionalmente y llegando a países que parecen ser inmunes a este enfoque de reforma educativa hasta hace muy poco. Así, los sistemas educativos del mundo se han articulado cada vez más en torno a tres principios políticos principales, a saber: rendición de cuentas, normas y descentralización. Las evaluaciones nacionales a gran escala (NLSAS) son un componente central de GERM; Estas evaluaciones se han utilizado cada vez más para propósitos de rendición de cuentas, así como para asegurar que las escuelas alcancen y promuevan patrones de aprendizaje definidos y evaluables de forma centralizada. En este artículo, probamos estos supuestos basados en una base de datos nueva y original sobre Nlsas, así como los resultados de los cuestionarios del programa internacional de evaluación de estudiantes (PISA). También discutimos cómo diferentes teorías sobre la diseminación/globalización de políticas explican la diseminación internacional de marcha nlsas y la rendición de cuentas basada en pruebas en todo el mundo, así como reflexionando sobre el potencial de un enfoque para Sociología política para analizar este fenómeno globalizador.
Drets: Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. Creative Commons
Llengua: Portuguès.
Document: article ; recerca ; publishedVersion
Matèria: Testes padronizados ; Avaliação educacional ; Responsabilização baseada em testes ; Instrumentos de política ; Política educacional ; Standardized tests ; Educational assessment ; Test-based accountability ; Policy instruments ; Educational policy ; Pruebas estandarizadas ; Evaluación educativa ; Rendición de cuentas basada en pruebas ; Política educativa
Publicat a: Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, Vol. 27, Núm. 53 (2018) , p. 60-82, ISSN 0104-7043

DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p60-82


23 p, 879.7 KB

El registre apareix a les col·leccions:
Articles > Articles de recerca
Articles > Articles publicats

 Registre creat el 2019-01-02, darrera modificació el 2019-01-19



   Favorit i Compartir