Resultats globals: 22 registres trobats en 0.02 segons.
Articles, 22 registres trobats
Articles 22 registres trobats  1 - 10següentfinal  anar al registre:
1.
6 p, 87.7 KB Avaliação de uma sequência didática para o ensino de Ecologia a partir do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente / Santos Correia Rosa, Isabela (Universidade Federal de Sergipe) ; Friederichs Landim, Myrna (Universidade Federal de Sergipe)
Este trabalho apresenta parte de uma dissertação de mestrado sobre as possibilidades de inserção do enforque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) nas aulas de Ecologia de professores de Biologia de três municípios de Sergipe, região Nordeste do Brasil (ROSA, 2014). [...]
2017
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 1435-1440  
2.
6 p, 91.2 KB Contribución de la prensa a la educación científica y tecnológica / Gadea, Inmaculada (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials) ; Segarra, Alexandre (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials) ; Vilches Peña, Amparo (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials) ; Gil Pérez, Daniel (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials)
El presente trabajo se centra en la posible contribución de la prensa -impresa o digitalal proceso de alfabetización tecnocientífica. En este sentido, hemos estudiado las aportaciones de la investigación en didáctica de las ciencias, e impulsado la elaboración y puesta en marcha de propuestas de profesorado experto y en formación, referentes a las posibilidades del uso de la prensa dentro de la educación formal.
2017
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 1567-1572  
3.
6 p, 82.0 KB CTS e a educação embiental : possibilidades nas diretrizes curriculares do Ensino Médio / Godoi Ribeiro Sanches, Denise (Universidade Estadual de Maringá (Brasil)) ; Olivo Rosas Moreira, Ana Lúcia (Universidade Estadual de Maringá (Brasil))
O movimento CTS surgiu mediante os diálogos envolvendo os problemas ambientais e o conhecimento científico e tecnológico na sociedade. Este trabalho relata os resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica que analisou as diretrizes curriculares estaduais de educação, verificando a possibilidade do professor desenvolver atividades relacionadas a CTS e a educação ambiental no contexto escolar em um colégio do estado do Paraná - Brasil. [...]
2017
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 3263-3268  
4.
6 p, 1.7 MB Uso de los museos para contribuir a superar las visiones deformadas de la ciencia / Segarra, Alexandre (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials) ; Gadea, Inmaculada (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials) ; Vilches Peña, Amparo (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials) ; Gil Pérez, Daniel (Universitat de València. Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials)
El trabajo se centra en la aportación de la educación no reglada, y más concretamente de los museos de ciencia y tecnología, al proceso de alfabetización científica. La enseñanza de las ciencias no facilita, en general, la familiarización de los estudiantes con las estrategias propias del trabajo científico. [...]
2017
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 3827-3832  
5.
6 p, 80.4 KB Desarrollo y puesta en práctica de una secuencia didáctica para abordar la sostenibilidad desde un enfoque químico en el bachillerato / Villalpando Muñoz, Miryam (Universidad Nacional Autónoma de México) ; Padilla, Kira (Universidad Nacional Autónoma de México)
La sostenibilidad es un tema de suma importancia que hoy en día no se ha incluido totalmente en los programas de estudio en México, por eso este trabajo propone el desarrollo de una secuencia didáctica con enfoque CTSA para que los estudiantes de bachillerato comprendan y valoren la Sostenibilidad desde la perspectiva de la Química. [...]
2017
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 4839-4844  
6.
5 p, 81.4 KB Contribución de la educación científica a la apropiación de los objetivos de desarrollo sostenible / Vilches Peña, Amparo (Universitat de València) ; Gil Pérez, Daniel (Universitat de València) ; Calero Llinares, María (Universitat de València)
Durante la Cumbre de la Tierra Rio+20, celebrada en junio de 2012, se puso en marcha un ambicioso proceso para definir unos Objetivos del Desarrollo Sostenible (ODS) capaces de orientar la necesaria y urgente transición a la sostenibilidad de nuestras sociedades. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3717-3721 (Innovacions didàctiques)  
7.
5 p, 76.7 KB Especificidades e complementaridade entre ensino de ciências e divulgação científica : reflexões a partir da análise de revista mensal voltada à inserção das «atualidades» no ambiente escolar / Pezzo, Mariana Rodrigues (Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)) ; Pierson, Alice H. C. (Universidade Federal de São Carlos (UFSCar))
Tendo como marco teórico a reflexão sobre as interfaces entre os campos da Educação e da Comunicação - e, particularmente, do ensino das ciências e da divulgação científica - como necessariamente complementares na promoção da cultura científica, o trabalho analisa os textos publicados na revista Carta na Escola (publicação mensal que se propõe a apoiar a abordagem das atualidades veiculadas pela mídia em sala de aula). [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 3093-3097 (Innovacions didàctiques)  
8.
6 p, 143.7 KB As atitudes de estudantes da rede brasileira de educação tecnológica sobre as relações entre Ciência-Tecnologia - Sociedade- Ambiente (CTSA) / Nunes, Albino Oliveira (Federal Institute of Rio Grande do Norte) ; de Oliveira, Ótom Anselmo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Amaral, José Araújo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) ; Dantas, Josivânia Marisa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Gonçalves e Silva, Fabiana Roberta (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
As atitudes e crenças sobre as relações CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) são elementos essenciais da educação científica e tecnológica, por influenciar diretamente as escolhas que os estudantes farão sobre C&T. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 2589-2594 (Innovacions didàctiques)  
9.
6 p, 396.2 KB O conceito de energia e a perspectiva ctsa nas questões do enem / Gouvêa, Guaracira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Oliveira, Carmen Irene (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
O presente artigo se constitui em um recorte de uma pesquisa interinstitucional fundamentada na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, relacionada a ações junto ao segmento de professores da rede de ensino médio, tendo como fio condutor a problematização de conteúdos escolares e práticas docentes, por meio dos materiais didáticos e o desempenho dos estudantes no ENEM, considerando sua matriz de competências. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 1623-1628 (Innovacions didàctiques)  
10.
6 p, 199.6 KB CTSA : uma abordagem dialógica problematizadora para o ensino de Química / De Jesus, Thaynná Lúbnna Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Brasil)) ; Barbosa, Rafaela ; Marques, Luciana Pereira ; Costa, Lorena Silva Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Brasil))
Analisando as problemáticas existentes no processo de Ensino de Ciências, observamos a necessidade de renovação desse ensino em diversos aspectos, tais como, epistemológico, pedagógico e curricular. [...]
2013
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2013) , p. 855-860 (Innovacions didàctiques)  

Articles : 22 registres trobats   1 - 10següentfinal  anar al registre:
Us interessa rebre alertes sobre nous resultats d'aquesta cerca?
Definiu una alerta personal via correu electrònic o subscribiu-vos al canal RSS.